quinta-feira 12 de junho de 2025
Governo ESProjeto da LDO do Governo do Estado para 2023 é encaminhado ao...

Projeto da LDO do Governo do Estado para 2023 é encaminhado ao Legislativo


O Governo do Espírito Santo encaminhou à Assembleia Legislativa, nessa quinta-feira (28), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2023. Entre outros aspectos, o projeto estabelece metas e prioridades da Administração Estadual e diretrizes para elaboração do orçamento anual do Estado para o próximo ano.

Na mensagem, o governador Renato Casagrande ressalta que a “gestão fiscal responsável e o equilíbrio das contas públicas constituem pilares fundamentais no processo que garante as entregas à sociedade, sendo o planejamento orçamentário um instrumento essencial para construção da igualdade de oportunidades para os cidadãos, expansão e melhoria dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida da população”.

Informa ainda que com a elaboração do PLDO 2023 inicia-se o processo de planejamento orçamentário para o próximo exercício, institucionalizado pelos instrumentos legais de planejamento, em consonância com o planejamento estratégico do Governo.

O cenário econômico foi considerado para a projeção da receita na elaboração do projeto de lei, que resulta do trabalho realizado sob a coordenação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), órgão responsável pela elaboração, execução e acompanhamento do Orçamento Público Estadual em consonância com o Planejamento Estratégico do Governo, segundo explica a secretária de Estado de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Alves Pedroso.

Ela lembra que a atual gestão realizou também consulta pública para favorecer o aprimoramento do texto final na elaboração do PLDO. Essa consulta foi realizada de forma virtual, favorecendo a participação e o controle popular da Administração Estadual.

Ainda de acordo com a mensagem do governador, o PLDO compreende, entre outros aspectos, as metas e prioridades da Administração Pública Estadual, a estrutura e organização dos orçamentos, as diretrizes para a elaboração e execução dos orçamentos do Estado e suas alterações, as disposições relativas à dívida pública estadual, as disposições relativas às despesas do Estado com pessoal e encargos sociais, das alterações na legislação tributária e da política de aplicação dos recursos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Anexos de Metas Fiscais e de Riscos Fiscais também fazem parte do projeto de lei, do qual constam ainda prioridades e metas das nove áreas estratégicas do Governo: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o Futuro; Saúde Integral; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura para Crescer; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; e Gestão Pública Inovadora 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071 
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Piúma destina R$ 170 mil para fomento a projetos culturais locais

Prefeitura de Piúma Destina R$ 170 Mil a Projetos...

Tecnologia Avança no Combate à Dengue em Anchieta com Novas Ações Preventivas

O município de Anchieta intensifica suas ações de prevenção...

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Homicídio em Minas Gerais

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Homicídio em...

Prefeitura de Cachoeiro entrega tablets a agentes de endemia para modernizar ações de saúde

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal...

Mais de 5,3 milhões se inscrevem para o Enem 2025 até esta quinta-feira

Inscrições para o Enem 2025 Superam Expectativas, Registrando Mais...

Inscrições do processo seletivo do Iema encerram-se nesta segunda-feira (09)

Prazo para Inscrições no Processo Seletivo do Iema se...

Manchester United faz investida por Vangelis Pavlidis, estrela do Benfica na Champions!

Manchester United avalia contratação de Pavlidis O Manchester United está...

Marataízes: Prefeitura Apoia Estágio e Inclusão de Jovens em Formação

CIEE: 60 Anos de Inclusão e Oportunidades para Jovens...

INSS deve honrar a confiança dos aposentados, afirma ministro

Ministro da Previdência Discute Confiança e Integridade em Resposta...
- Advertisement -spot_img