Programa NossoCrdito registra concesso recorde em Itapemirim
Foram R$ 149.500,00 em crditos concedidos a empreendimentos no municpio.
Itapemirim encerrou o mês de janeiro com 10 novos empreendimentos aprovados para concessão de créditos no município. Juntos, os valores ofertados somam R$ 149.500,00 aos negócios locais, maior valor já registrado neste mês desde 2003. Os dados são do último relatório da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – Aderes, referente ao mês de janeiro de 2022 do Programa NossoCrédito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Passon, atribui a concessão recorde aos reflexos da pandemia na economia, bastante afetada. “Os empreendedores buscaram dentro do NossoCrédito uma forma de recuperar a saúde financeira de suas empresas e também fazer avanços para atender melhor seus clientes”, afirmou.
As mulheres são maioria entre os microempreendedores contemplados, totalizando 54% das novas concessões, ante 46% dos empreendimentos gerenciados pelo público masculino. Apenas uma entre as dez microempresas pertencem à zona rural de Itapemirim, concentrando quase que totalmente os negócios na área urbana do município.
A maioria das atividades são centralizadas no comércio, totalizando 76% das operações aprovadas, enquanto 16% pertencem ao setor de serviços e só 9% estão focadas no setor de produção. Do total, 73% são classificados como negócio informal e metade deles estão localizados em Itaoca, no litoral.
“A região litorânea possui mais atrativos que permitem potencializar os negócios locais, especialmente no período do verão. Os comerciantes do litoral vão à Sala do Empreendedor a fim de se planejarem para atender à demanda durante a estação, quando a cidade está mais cheia”, disse o secretário.
A Sala do Empreendedor possibilita aos trabalhadores condições para crescimento e desenvolvimento em suas atividades econômicas. O trabalho é reconhecido e premiado por promover e potencializar os negócios locais. Já o NossoCrédito é um programa especial de microcrédito com juros mais baixos do que os praticados no mercado. O interessado solicita uma concessão de microcrédito e negocia o parcelamento mensal desse empréstimo com durabilidade e juros calculados.
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itapemirim-ES
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim