24 de dezembro de 2025
EducaçãoProfessores brasileiros lideram uso de IA na educação, diz estudo

Professores brasileiros lideram uso de IA na educação, diz estudo

Uso de Inteligência Artificial nas Escolas Brasileiras Atinge 56% entre Professores, Superando Médias da OCDE

Uma pesquisa internacional divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que 56% dos professores das escolas brasileiras utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) para aprimorar sua prática pedagógica. Este índice é consideravelmente superior à média de 36% observada em outros países da OCDE. A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, realizada entre junho e julho deste ano e conduzida no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), analisa o uso de tecnologia nas salas de aula em 53 países.

Os dados indicam que os docentes brasileiros empregam a IA principalmente para a criação de planos de aula e atividades, com 77% afirmando utilizá-la para esse fim. Outros usos significativos incluem a adaptação automática da dificuldade dos materiais de acordo com as necessidades dos alunos (64%) e a síntese de conteúdos (63%). No entanto, a aplicação da IA para revisar performance dos alunos (42%) e avaliar trabalhos (36%) é menos frequente, apontando uma forte necessidade de formação específica para o uso dessas tecnologias.

Vale destacar que a utilização de tecnologia educacional é uma preocupação global. A pandemia de covid-19 forçou muitos sistemas de ensino a adotarem modelos híbridos ou online, e o Brasil se equipara à média da OCDE, com 17% dos professores indicando que pelo menos uma aula foi ministrada de forma online ou híbrida no último mês. Apesar de o uso de ferramentas digitais ser amplamente aceito, a percepção sobre sua eficácia no desempenho acadêmico varia consideravelmente entre os países pesquisados.

A pesquisa Talis, que fornece dados cruciais para entender a dinâmica da educação contemporânea, revela também que os professores brasileiros expressam a necessidade de formação para utilizar melhor a tecnologia em sala de aula, especialmente em se tratando de IA. As áreas consideradas prioritárias para desenvolvimento profissional incluem estratégias para atender alunos com necessidades educacionais especiais e a aplicação efetiva de ferramentas de IA no processo educativo.

Contexto Global e Comparações

A Talis 2024 também trouxe à tona diferenças significativas no uso de IA entre nações. Por exemplo, em Singapura e nos Emirados Árabes Unidos, cerca de 75% dos professores relatam utilizar ferramentas digitais. Em contraste, menos de 20% dos docentes na França e no Japão fazem uso desse recurso tecnológico. O Brasil ocupa a 10ª posição nesse ranking.

Os dados ilustram a necessidade urgente de investimento em infraestrutura e formação profissional dos educadores, pois 60% dos professores que não utilizam IA assinalaram a falta de infraestrutura nas escolas como um fator limitante. A comparação com a média da OCDE, onde 37% dos docentes relataram a mesma dificuldade, destaca um desafio para a política pública educacional brasileira.

Implicações Futuras

Os resultados da pesquisa indicam que, embora os professores estejam abertos ao uso de tecnologia, a implementação prática e a formação adequada permanecem como obstáculos a serem superados. A pesquisa Talis enfatiza que o impacto da IA na educação ainda é incerto e que a forma como essa tecnologia será incorporada nas práticas pedagógicas é uma questão obrigatória para o futuro da educação.

Os estudos foram realizados em conjunto com as secretarias de Educação das 27 Unidades Federativas do Brasil e refletem a realidade de um momento crítico na implementação de novas tecnologias no sistema educacional.

Professores no Brasil usam mais IA que média dos países da OCDE

Fonte: Agencia Brasil.

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