17 de janeiro de 2026
CulturaProfessora de Gaza persiste em ensinar durante conflitos

Professora de Gaza persiste em ensinar durante conflitos

Em meio ao conflito em Gaza, professores como Hala El-Khoondar, da Universidade Islâmica de Gaza, desafiam as adversidades ao gravar aulas remotas e distribuir materiais educativos. As medidas visam garantir a continuidade dos estudos apesar dos bombardeios que devastaram inclusive o campus universitário, revelou El-Khoondar durante a 17ª Conferência Geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) no Rio de Janeiro.

Apesar dos esforços dos docentes, os estudantes enfrentam dificuldades extremas, como divisão de tempo entre os estudos e a luta diária por recursos básicos. Hala El-Khozondar, especialista em sistemas de energia solar, agora residente na Inglaterra e atuante no Imperial College, compartilhou a dolorosa realidade de não conseguir manter todos os seus alunos a salvo das consequências do conflito.

A Universidade Islâmica de Gaza, antes palco de um amplo leque acadêmico com cerca de 200 laboratórios e 20 institutos, incluindo um hospital, foi substancialmente atingida na recente ofensiva de Israel. A infraestrutura foi tão comprometida que pesquisa agora parece algo distante sem uma universidade estrangeira para acolher e apoiar os acadêmicos. Esta situação também foi lamentada por Hala, que ressaltou as restrições de movimento e a destruição do aeroporto local, fatores que agravam o isolamento da região.

Durante a conferência, que teve sua sede no Brasil e está sob a direção de Marcelo Knobel, ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foram discutidos temas como o avanço da ciência nos países do Sul Global e desafios globais emergentes. O evento também celebrou a entrega de prêmios a cientistas brasileiros, com destaque para as contribuições em ciências sociais por Maria Cecília Minayo e em ciência e tecnologia quânticas por Luiz Davidovich.

A conferência contou com o apoio da Academia Brasileira de Ciências, patrocínio da Finep e do BNDES, e colaboração da Capes, reafirmando o compromisso do Brasil com a construção de uma rede robusta de cooperação científica internacional.

[Foto de Hala El-Khoondar/Arquivo pessoal: Hala El-Khoondar discursa sobre o esforço para manter o ensino em Gaza, no Rio de Janeiro, 03/10/2025]

[Crédito da foto do laboratório da Universidade Islâmica de Gaza antes dos bombardeios: Hala El-Khoondar/Arquivo pessoal]

Professora de Gaza destaca esforço para manter ensino em meio à guerra

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Liverpool cede empate em casa para o Burnley e vê vantagem diminuir no G4!

Liverpool Empata com Burnley em Anfield e Vê Vantagem...

Saldanha da Gama apresenta elenco das categorias de base do futsal 2026

Saldanha da Gama Apresenta Elenco das Categorias de Base...

Polícia Civil do ES conclui inquérito sobre homicídio em Goiabeiras e prende 3

Polícia Civil do ES Conclui Inquérito sobre Homicídio em...

Manchester United derrota City por 2 a 0 e aumenta vantagem na Premier League!

O clássico entre Manchester United e Manchester City promete...

Segurança pública ganha destaque nas candidaturas para as eleições de 2026 no ES

A gestão do governador Renato Casagrande (PSB) tem dado...

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico hoje

Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia...

Polícia Civil de Presidente Kennedy Prende Homem com Motocicleta Clonada

Polícia Civil do ES Prende Homem com Motocicleta Clonada...

Governo do ES investe em rodovia e água em Conceição da Barra

Governo do Estado Lança Ordem de Serviço para Pavimentação...

Homem é preso em Mantenópolis por posse ilegal de arma de fogo e munições

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem em Flagrante...