EconomiaProdução de café no Brasil deve crescer 2,7% e atingir 56 milhões

Produção de café no Brasil deve crescer 2,7% e atingir 56 milhões

Produção de Café no Brasil Crescerá 2,7% na Safra de 2025

A produção de café no Brasil deve apresentar um crescimento de 2,7% na safra de 2025, se comparado ao volume colhido no ano anterior. Com essa expectativa, a colheita poderá alcançar a marca de 55,7 milhões de sacas. Essa informação foi divulgada no 2º Levantamento da Safra de Café 2025, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (6). O levantamento indica que, caso as previsões sejam concretizadas, o ano de 2025 será o maior já registrado para um ano de baixa bienalidade, superando em 1,1% a colheita de 2023.

No que diz respeito à área total destinada à produção de café, a estimativa é de um aumento de 0,8%, totalizando aproximadamente 2,25 milhões de hectares. Contudo, a área em produção deve apresentar uma redução de 1,4%, totalizando cerca de 1,86 milhão de hectares, enquanto a área em formação tende a crescer 12,3%. A Conab informa que essa situação é típica em anos de bienalidade negativa.

O aumento na produção é creditado principalmente à recuperação de 28,3% na produtividade média das lavouras de café conilon, conhecido como robusta. Para esta variedade, a expectativa é de uma colheita de 18,7 milhões de sacas, um recorde na série histórica da Conab. De acordo com a companhia, esse resultado positivo é reflexo da regularidade climática durante as fases críticas das lavouras, além da quantidade satisfatória de frutos por rosetas.

Por outro lado, a previsão de produção para a espécie arábica, a mais afetada pela bienalidade, é de uma redução de 6,6%, com uma colheita esperada de cerca de 37 milhões de sacas. Em Minas Gerais, que possui a maior área dedicada à produção de arábica, a expectativa de colheita totaliza 25,65 milhões de sacas. A Conab destaca que entre abril e setembro do ano passado, a seca prolongada gerou impactos negativos nas lavouras desse tipo de café.

Logo da Agência Brasil

Safra de café deve crescer 2,7% e chegar a 56 milhões de sacas em 2025

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Manchester City reafirma: Rodri não está à venda e futuro é com os Citizens

Real Madrid Monitora Situação de Rodri no Manchester City Na...

Polícia Civil de Aracruz cumpre prisão por roubo majorado em investigação

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Roubo Majorado...

Inscrições para Casamento Comunitário em Cachoeiro são prorrogadas até 16 de março

As inscrições para o Casamento Comunitário em Cachoeiro de...

Prefeitura de Anchieta avança na modernização de contratações com Contrata+ Brasil

A Prefeitura de Anchieta avança na modernização dos processos...

Intervenções em praias: especialistas alertam para riscos ecológicos

Aumento do Avanço do Mar no Litoral Brasileiro Exige...

Inscrições abertas em Piúma para oficinas gratuitas de Artes Cênicas e Ukulele

Piúma oferece oportunidades culturais com oficinas gratuitas A cidade de...

Psol nega federação com PT, mas garante apoio a Lula nas eleições de 2026

A deputada estadual Camila Valadão se posicionou contra a...

Pequenos negócios têm abertura recorde no início de 2026

Recorde de Novos Pequenos Negócios no Brasil em 2026 SÃO...

Cachoeiro celebra conquista da agroindústria Calvi com o Selo Arte nacional

Um marco para a agroindústria familiar de Cachoeiro de...