O projeto Educação para o Consumo, promovido pelo Procon de Cachoeiro, visa disseminar práticas de consumo sustentável e saudável na comunidade. Recentemente, a iniciativa marcou presença no encerramento do Junho Violeta, uma campanha da ONU dedicada a conscientizar sobre a violência contra idosos, simbolizada pela cor violeta. A gerente de atendimento do Procon interagiu com os idosos do Centro de Convivência Vovó Matilde e alunos da EMEVTI “Prof. José Paineiras Filho”, enfatizando a importância do acolhimento ao público idoso.
Durante o evento, a gerente destacou que muitos idosos, sentindo-se solitários, precisam de atenção e carinho, ressaltando o aprendizado que essas pessoas podem oferecer. Ela alertou também para a crescente incidência de golpes financeiros que afetam esse grupo, como descontos indevidos nas aposentadorias do INSS, além da dificuldade que enfrentam para reaver valores perdidos. “Às vezes, eles nos procuram pedindo ajuda porque têm vergonha ou medo de pedir auxílio aos familiares”, comentou.
O coordenador executivo do Procon, Ricardo Fonseca, destacou que o órgão oferece palestras sobre consumo consciente e direitos do consumidor em diversas instituições. “O grande intuito deste projeto é tornar o consumidor bem informado sobre seus direitos e deveres. De posse dessas informações, ele é capaz de tomar decisões que podem transformar positivamente a sua realidade”, afirmou.
Para instituições interessadas em receber o Procon, as orientações de contato incluem visitas presenciais na Rua Bernardo Horta, 210 – Guandu, de 8h às 16h, pelo telefone (28) 3199-1710 ou pelo e-mail procon@cachoeiro.es.gov.br.
Educação para o Consumo: Procon de Cachoeiro leva informação sobre direitos do consumidor até você – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES