Primavera chega ao Brasil com chuvas em diferentes regiões, prevê Inpe
Nesta segunda-feira, 22 de setembro, a primavera inicia oficialmente no Brasil, trazendo expectativas de chuvas variadas em várias partes do país. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a estação deve apresentar uma probabilidade de precipitações acima da média em locais do Centro-Oeste, do Sudeste e em algumas áreas do litoral do Nordeste. Contudo, também se espera que o sul da Região Norte e as regiões interiores do Nordeste enfrentem chuvas abaixo da média e possíveis períodos de estiagem.
Além das previsões de precipitação, o Inpe também alertou para o monitoramento contínuo nas áreas de risco de alagamentos e deslizamentos de terra. O instituto enfatiza a importância do acompanhamento das previsões climáticas, especialmente em locais suscetíveis a esses fenômenos, visando a implementação de ações preventivas para garantir a segurança da população.
A primavera, que se estenderá até o dia 21 de dezembro, é caracterizada por um clima mais ameno e pela floração exuberante em diversas regiões. O Inpe destaca que essa estação atua como um período de transição entre a estação seca e a chuvosa, especialmente nas áreas centrais do Brasil. Durante esses meses, as chuvas são essenciais para o equilíbrio ambiental, contribuindo para a recuperação de rios e reservatórios e favorecendo a agricultura.
Além disso, de acordo com a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Noaa), existe a possibilidade de formação de um episódio do fenômeno La Niña nos próximos meses. No entanto, especialistas do Inpe ressaltam que, caso ocorra, a intensidade desse fenômeno deve ser fraca e de curta duração.
Para mais informações, você pode seguir o canal da Agência Brasil no WhatsApp e ficar atualizado sobre as previsões climáticas em todo o país.
Primavera começa com ondas de calor e baixa umidade no país
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente