CulturaPresidenta do INSS foca em agilidade e confiança no órgão

Presidenta do INSS foca em agilidade e confiança no órgão

Em recente entrevista ao programa A Voz do Brasil, Ana Cristina Silveira, a nova presidenta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), delineou suas metas prioritárias: restaurar a confiança no órgão, agilizar a análise de benefícios e modernizar os processos internos. A presidenta reitera a importância do uso de novas tecnologias e a valorização dos servidores para elevar a qualidade dos serviços prestados a milhões de brasileiros.

Segundo Silveira, uma distinção clara deve ser feita entre o total de processos e a fila real de espera. Dos 2,7 milhões de processos encontrados, apenas cerca de 900 mil estão efetivamente em atraso, após deduzir os novos requerimentos mensais e os casos que aguardam ação dos segurados. Recentemente, iniciativas como mutirões e a implementação de novas ferramentas tecnológicas reduziram esse estoque em 130 mil pedidos.

A estratégia de modernização do INSS inclui a melhoria dos sistemas em colaboração com a Dataprev, garantindo a estabilidade e funcionamento eficaz das plataformas digitais. As reuniões semanais com a Dataprev, aprimoramento do aplicativo Meu INSS e ferramentas que facilitam o trabalho dos servidores são algumas das ações em curso. Além disso, tecnologias como o novo Atestmed e a Perícia Conectada foram introduzidas para agilizar análises e expandir o atendimento, especialmente em regiões remotas.

A biometria, outro ponto crucial, teve sua discussão esclarecida pela presidenta, afirmando que a exigência da Carteira de Identidade Nacional para novos benefícios começará somente em 2027, desfazendo equívocos sobre possíveis cortes de benefícios relacionados a essas exigências. Silveira enfatizou a segurança e a importância de se evitar golpes online, orientando os segurados a buscar informações apenas por canais oficiais como o telefone do INSS (135) ou suas agências.

Os mutirões regionais continuam sendo uma estratégia vital, focando nas áreas com maior demanda por benefícios por incapacidade e assistenciais. Com essas múltiplas iniciativas, a gestão de Ana Cristina Silveira busca efetivamente transformar a experiência do cidadão com o INSS, tornando-a mais eficaz e acessível.

Nova presidenta do INSS quer recuperar confiança no órgão

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Oktober Fest Cachoeiro terá tributo da banda La Família 028 ao Charlie Brown Jr.

O 1º Oktober Fest Cachoeiro promete agitar o feriadão...

Agendas cheias marcam sexta dos presidenciáveis

Na reta final antes do primeiro turno das eleições...

IPCA-15 registra 0,70% em setembro, com alta de 1,10 ponto percentual em relação a agosto.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15...

Mudanças nos locais de votação são anunciadas pela Justiça Eleitoral em Anchieta

A Justiça Eleitoral, através da 17ª Zona Eleitoral do...

Chuva intensa e risco de tempestades nas eleições deste fim de semana

Instabilidade e Chuvas em Todo o Brasil Durante o...

Interdição na antiga Estação Ferroviária para preparação da Oktober Fest em Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim alerta para a...

Piúma celebra Dia Mundial de Limpeza das Praias com mutirão na Ilha do Gambá

Piúma promove Dia Mundial de Limpeza das Praias com...

SINE de Anchieta oferece 13 vagas de emprego; confira e participe!

O SINE de Anchieta está com 13 vagas de...

Piúma tem Prestação de Contas de 2024 aprovada pelo TCE-ES com sucesso

Prefeitura de Piúma tem contas de 2024 aprovadas pelo...