Projetos Sustentáveis Transformam Comunidades no Brasil e São Reconhecidos em Prêmio Nacional
O Brasil tem visto um ressurgimento de iniciativas socioambientais que não apenas promovem o desenvolvimento sustentável, mas também transformam comunidades locais. Na última quarta-feira (17), foram revelados os vencedores da 3ª edição do Prêmio Escolas Sustentáveis, em um evento realizado na capital paulista, que destacou projetos inovadores liderados por professores e alunos de instituições de ensino em todo o país. O reconhecimento dessas iniciativas demonstra como a educação pode extrapolar os muros das escolas e promover uma conscientização mais ampla sobre as questões ambientais.
Um dos projetos vencedores, concebido pela professora Maria Raquel Santos da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, em Manaus (AM), é o IncluARTE – SustentART. Desenvolvido com foco na inclusão de crianças com deficiência, o projeto utiliza a arte como ferramenta para trabalhar questões de sustentabilidade. “A unidade escolar tem que ser ‘desemparedada’”, afirmou Maria Raquel, enfatizando a importância de levar o aprendizado e a conscientização ambiental para além do ambiente escolar.
IncluARTE – SustentART nasceu da necessidade de ajudar as mães a compreenderem as adaptações necessárias para seus filhos com deficiência. A partir da construção de terrários, inspirados no trabalho do Instituto Federal do Amazonas, o projeto promoveu um “jardim sensorial” na creche. No entanto, os desafios ambientais da região, como a degradação da mata ciliar e a poluição de um igarapé próximo à instituição, levaram a equipe docente a mobilizar a comunidade para ações de recuperação ambiental, envolvendo mais de 5 mil pessoas.
Além de Maria Raquel, outros projetos foram destacados durante a premiação, como o AquaTerraAlert, da Escola Estadual Brasil, em Limeira (SP), que apresenta uma solução inovadora para mitigar os impactos de enchentes e deslizamentos de terra. Os alunos construíram um sistema de monitoramento e alerta que utiliza sensores de LED e comunicação via celular. A proposta, originada a partir de preocupações com o histórico de deslizamentos na região, encantou não apenas a comunidade escolar, mas também a Defesa Civil local, que se mostrou interessada em expandir o monitoramento nas áreas afetadas.
O Prêmio Escolas Sustentáveis, uma iniciativa da Fundação Santillana, da Santillana e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OIE), não apenas reconhece o mérito dos projetos, mas também visa criar um banco de exemplos inspiradores para alunos e educadores na América Latina. Para Luciano Monteiro, diretor executivo da Fundação Santillana no Brasil, essas iniciativas promovem uma transformação social por meio da educação, engajando a comunidade e integrando diversas disciplinas em busca de soluções reais para problemas sociais e ambientais.
Os projetos vencedores também terão a oportunidade de competir na final internacional do prêmio, marcada para acontecer no Rio de Janeiro em 21 de outubro, ao lado dos vencedores das edições locais do México e da Colômbia, reforçando a importância da colaboração e do aprendizado mútuo entre países da Ibero-América.
Prêmio Escolas Sustentáveis reconhece projetos que impactam comunidade
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente