24.5 C
Itapemirim
quinta-feira 28 março 2024

Prefeitura de Alegre recebe diagnóstico do Programa de Aceleração de PPPs da Findes

Presidente KennedyPrefeitura de Alegre recebe diagnóstico do Programa de Aceleração de PPPs da Findes

alegre-findes-1024x683 Prefeitura de Alegre recebe diagnóstico do Programa de Aceleração de PPPs da Findes

Entrega do diagnóstico do município de Alegre: Paulo Baraona (vice-presidente da Findes), Nirrô (prefeito de Alegre) e Wagner Pires (Secretário de Planejamento de Alegre) | Foto: Siumara GonçalvesA cidade de Alegre recebeu nesta segunda-feira (06), na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, o diagnóstico do Programa de Aceleração de Parcerias Público-Privadas (PPP). O município foi o primeiro a ter o documento que mostra oportunidades para o desenvolvimento de infraestrutura e de serviços que gerem melhoria de qualidade de vida para toda a sociedade capixaba.

O programa de aceleração está sendo desenvolvido pela Findes por meio da sua área de Defesa de Interesses, em parceria com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e a Fundação Ezute. Além do município de Alegre, outras duas cidades (Fundão e Iconha) também já assinaram o acordo de cooperação técnica para a realização do estudo.

A cidade de Alegre está localizado no Sul do Espírito Santo, tem aproximadamente 30 mil habitantes e uma área de 772,7 km². O diagnóstico elaborado pela Findes em parceria com a Fundação Ezute teve como foco áreas como água, saneamento e iluminação pública, além de trazer um panorama sobre as oportunidades nesses segmentos.

“Projetos como a entrega de hoje [diagnóstico de Alegre] são extremamente importantes para melhorarmos a infraestrutura dos municípios capixabas. O nosso papel, enquanto Findes, é tentar desmistificar e romper essas barreiras que existem entre o setor privado e o poder público. Aqui no Espírito Santo já temos o governo do Estado como nosso parceiro e Bandes”, explicou Paulo Baraona vice-presidente da Findes

O diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Munir Abud de Oliveira, afirma que o banco é um aliado de projetos como este. “Temos condição de criar, no Espírito Santo, um ambiente de investimento e assim termos um dos melhores projetos de criação de concessões e parcerias do País. Com este primeiro passo hoje, estamos plantando uma semente para colhermos bons serviços, qualidade de vida e um Estado com oportunidades daqui a alguns anos. Temos, no Bandes, em nome do governo do Estado, e na Findes, dois parceiros alinhados para promover essas iniciativas que, no fim, visam ao bem-estar geral da população capixaba”, apontou.

O prefeito de Alegre, Nemrod Emerick – Nirrô, agradeceu o apoio da Findes para na realização do diagnóstico do município e afirmou que o município se beneficiará muito com o projeto. “A realização de PPPs será uma oportunidade de levar melhores condições de infraestrutura para os nossos munícipes, além de contribuir com a criação de mais postos de trabalho e com o desenvolvimento da nossa cidade”, comentou.

O diretor da Fundação Ezute, Thomas Strasser, lembrou que a entidade já elaborou mais de 100 projetos e programas estratégicos desenvolvidos com os governos federal, estaduais e municipais. “Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Trazemos nessa parceria com a Findes a missão de atuar com interesse público, livre de conflitos de interesses e também por conta da nossa atuação de desenvolvimento e aplicação em ciência, tecnologia, inovação e estratégia”, disse.

Também participaram do evento o diretor-geral da Findes, Paulo Lacerda, que apresentou a estrutura administrativa da Findes e como a Federação atua em prol do desenvolvimento do Espírito Santo; o consultor especialista da Findes Ícaro Gomes, que explicou sobre a importância das PPPs para melhorar a infraestrutura dos municípios e como o projeto da Federação funciona; e o secretário de desenvolvimento de Presidente Kennedy, Flávio Matos, que falou sobre a situação do município. Além deles, também estiveram presentes representantes dos municípios da Serra e de Fundão.

Saiba mais sobre o projeto

A Findes se apresenta como ferramenta de apoio a esse novo perfil de atuação empreendedora dos municípios, para ampliação e diversificação de oportunidades e casos de sucesso já existentes nas alianças entre o setor produtivo e as esferas governamentais brasileiras.

O diagnóstico mostra potencialidades econômicas que o município tem para buscar parcerias e traz ainda uma avaliação do status jurídico, o que ajudará a gestão avaliar se ela está apta a buscar um edital de contratação para a PPP.

A partir desse documento em mãos, o município passa a ter uma ferramenta para avaliar suas políticas públicas e dar andamento em caso de interesse em processo de contratação de uma PPP.

“A Findes está à disposição para continuar auxiliando o desenvolvimento do Espírito Santo. E espera que mais municípios tenham interesse de realizar diagnósticos que ajudem na melhoraria da infraestrutura”, comenta o consultor especialista da Findes Ícaro Gomes.

Interessados em saber mais sobre o programa podem entrar em contato por meio do e-mail: [email protected]

Por Beatriz Seixas e Siumara Gonçalves

Notícias de Presidente Kennedy

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas