Recursos para Atendimento Especializado na Prova Nacional Docente Têm Prazo Até Terça-Feira
Os inscritos na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) que tiveram seus pedidos de atendimento especializado negados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já podem solicitar a revisão de suas solicitações. O prazo para a apresentação dos recursos termina na próxima terça-feira, dia 12. Para que os recursos sejam considerados válidos, os participantes devem inserir novamente no Sistema PND uma documentação legível em português que comprove a condição que fundamentou o pedido de atendimento. Essa documentação deve incluir informações como nome completo do participante, diagnóstico detalhado da condição solicitada, ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além de um parecer assinado por um profissional competente, identificando seu registro no respectivo conselho de classe.
O resultado dos recursos será divulgado no dia 18 de agosto, conforme informações do Inep. Caso a documentação submetida seja reprovada novamente, o participante terá acesso aos recursos de acessibilidade solicitados no ato da inscrição, exceto para tempo adicional, uso de calculadora e a correção diferenciada da prova, categorizada como CNU dos Professores. Por outro lado, se o recurso for aceito, o candidato poderá contar com um tempo adicional de 60 minutos para a realização da prova.
A Prova Nacional Docente foi instituída em 2025 com o objetivo de aprimorar a formação de professores e impulsionar a contratação de profissionais qualificados nas redes de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal. A partir de 2026, as notas obtidas na PND poderão ser utilizadas como critério em processos seletivos e concursos públicos das educações básicas nas diversas esferas. Contudo, a adesão ao uso dos resultados não é obrigatória.
A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2024, que visa reforçar a formação de docentes, estimular a entrada de novos professores no ensino público e valorizar esses profissionais. O programa pretende atender, ao todo, 2,3 milhões de docentes em todo o país, e abrange ações como a Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas e o Portal de Formação.
Para mais atualizações e informações, é possível acompanhar o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
PND: prazo para recurso de atendimento especializado termina dia 12
Fonte: Agencia Brasil.
Educação