Governo ESPopulação capixaba pode opinar na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025

População capixaba pode opinar na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025


A população capixaba já pode participar e emitir sua opinião sobre o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício 2025. A consulta pública foi aberta nesta segunda-feira (04) pelo Governo do Estado. Para participar, basta acessar o site da Secretaria de Economia e Planejamento (www.planejamento.es.gov.br) até o dia 22 de março de 2024.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é o mecanismo por meio do qual o Governo estabelece as diretrizes que orientarão a elaboração e a execução do orçamento anual. Conforme determinado na legislação, o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser enviado pelo Governo do Estado para a aprovação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) até o final do mês de abril de cada exercício.

A consulta popular é coordenada pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), que é um planejamento de médio prazo que contempla as diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o orçamento anual propriamente dito.

O objetivo da consulta pública é contar com a participação da sociedade no aprimoramento da elaboração do texto final do projeto de lei.

“Esta é uma ferramenta de escuta ativa, mas também que garante a devida transparência ao processo de elaboração do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). É por meio da LDO que são determinados os parâmetros e as diretrizes do orçamento do Governo do Estado, portanto, é fundamental ouvirmos a opinião e os anseios da população capixaba”, destacou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

Participação

Para participar da consulta pública, é preciso acessar o site www.planejamento.es.gov.br e clicar no banner que direciona para o formulário de participação. O cidadão poderá adicionar comentários sobre os artigos que compõem o Projeto de Lei, na medida em que julgar pertinente, e também incluir contribuições adicionais sobre temas relativos ao PLDO 2025 e que não tenham sido abordados nos artigos da lei.

A identificação do participante é opcional e, caso o cidadão opte por fazê-la, as informações não serão compartilhadas com outras instituições. O prazo para participação encerra-se no dia 22 de março de 2024.

 

Para participar da consulta pública, CLIQUE AQUI.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
comunicacao@sep.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Fiscalização do Governo do ES recupera R$ 63 mil em Colatina

Sefaz Recupera R$ 63,4 mil em Operação de Fiscalização...

Rayssa Leal luta pelo tri no Mundial de skate após avançar à final

Rayssa Leal avança para a final do Campeonato Mundial...

Polícia Civil apreende 227 munições e prende homem em operação em Linhares

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem e Apreende...

Lamine Yamal brilha e Barça vence Athletic Bilbao, firmando liderança na La Liga!

Barcelona vence Athletic Bilbao e se distancia na liderança...

Polícia Civil e Guarda Municipal resgatam 12 suínos em situação de maus-tratos em Vila Velha

Polícia Civil Realiza Operação de Resgate a Suínos em...

Manchester City busca Diego Gómez como possível substituto para Bernardo Silva

O Manchester City já se prepara para um possível...

Governo do ES divulga resultado do seletivo dos CEIs para 2026

Resultados do Processo Seletivo dos Centros Estaduais de Idiomas...

Festa das Canoas reúne multidão em Marataízes na segunda noite

Festa das Canoas em Marataízes: Comércio e Cultura em...

Barcelona e Atlético de Madrid na Corrida por Gabriel Martinelli: Quem Leva?

Barcelona e Atlético de Madrid Disputam a Contratação de...