Ponte Rio-Niterói Recebe Desafio Inédito Após 12 Anos
Neste domingo (3), a icônica Ponte Rio-Niterói, uma das principais ligações entre o Rio de Janeiro e Niterói, vai mudar seu habitual fluxo de veículos por uma multidão de corredores. Aproximadamente 5 mil atletas participarão do Desafio da Ponte, uma corrida de 21 quilômetros que começa no Caminho Niemeyer, em Niterói, atravessa a ponte e termina na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Com largada marcada para às 6h30 e previsão de conclusão até às 9h30, este evento esportivo volta ao calendário após 12 anos de hiato e foi reconhecido oficialmente pela Prefeitura como parte do Calendário de Eventos Carioca.
De acordo com os dados fornecidos pela Prefeitura de Niterói, cerca de 52% dos corredores são moradores da capital fluminense, enquanto 17% são niteroienses e 31% representam turistas. A administração municipal destaca a importância do evento, enfatizando seu impacto positivo na economia local, já que gera movimentação em hotéis, comércio e serviços. Além disso, o Desafio da Ponte é visto como uma oportunidade para reforçar a imagem das duas cidades como sedes de grandes eventos esportivos, especialmente por estar inserido no contexto da candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031.
Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito durante a competição, um esquema especial foi montado nas duas cidades. Em Niterói, interdições começam a partir das 21h deste sábado (2) e se estendem até as 10h de domingo (3). Várias ruas, como a Professor Plínio Leite e a Avenida Feliciano Sodré, terão partes bloqueadas para o evento. Em contrapartida, no Rio de Janeiro, a CET-Rio implementará um esquema de monitoramento do trânsito, envolvendo 50 profissionais, para assegurar a adequada fluidez e segurança tanto de competidores quanto de motoristas.
As autoridades locais recomendam que os pedestres respeitem as sinalizações e orientações dos agentes de trânsito. Já os motoristas que transitam pela área do evento são aconselhados a evitar a região, uma vez que as condições de tráfego sofrerão mudanças significativas devido às interdições nas vias.
As informações contidas neste artigo foram publicadas pela Agência Brasil e visam fornecer um panorama detalhado sobre a realização do evento, processo que combina esporte e desenvolvimento urbano em um momento de grande mobilização social.
Prova na ponte Rio-Niterói receberá cerca de 5 mil atletas no domingo
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes