PolíticaPolítica | Presidente sanciona novo marco legal do transporte ferroviário

Política | Presidente sanciona novo marco legal do transporte ferroviário


O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, nesta quinta-feira (23) o novo marco legal do transporte ferroviário. A lei busca facilitar investimentos privados na construção de novas ferrovias, no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte ferroviário.

A medida permitirá a construção de novas ferrovias por autorização, como ocorre na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica e portuário. Também poderá ser autorizada a exploração de trechos não implantados, ociosos ou em processo de devolução ou desativação.

De acordo com governo federal, o dispositivo sancionado simplifica o procedimento para prestar serviço de transporte que não envolva exploração da infraestrutura. Dessa forma, bastará ao agente transportador ferroviário de cargas ou passageiros a inscrição válida em registro junto ao regulador ferroviário.

Ferrovias públicas

O novo marco legal vai facilitar a devolução de trechos que não sejam de interesse do concessionário para que possam ser repassados a terceiros interessados em obter autorização para exploração do serviço.

A nova legislação permite também o investimento de terceiros em ferrovias concedidas, mediante previsão das figuras do “Usuário Investidor e do Investidor Associado”, que poderão firmar contratos com as concessionárias sem a necessidade de qualquer autorização prévia ou procedimento burocrático junto ao órgão regulador.

A partir de agora, as administradoras ferroviárias poderão se associar para criar uma entidade autorregulatória, que estabelecerá padrões técnico-operacionais sem ingerência do Estado, que se limitará a regular questões de segurança e situações pontuais.

Vetos

Com a justificativa de que a legislação tem objetivo de desburocratização, Bolsonaro vetou exigências documentais reputadas como não essenciais à obtenção das autorizações e vetou dispositivo que estabelecia preferência para as atuais concessionárias na obtenção de autorizações em sua área de influência.

“O tratamento diferenciado para as atuais operadoras dificultaria a entrada de novos prestadores e, por consequência, reduziria a concorrência no setor. Além disso, essa regra representaria ofensa à isonomia entre os atuais concessionários e potenciais novos entrantes no mercado”, justificou o governo.

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro realiza Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado (22)

Neste sábado (22), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim,...

Anchieta promove Dia D de Multivacinação neste sábado; confira locais e horários!

Um alerta sobre a vacinação foi aceso em Anchieta...

Prefeitura de Marataízes planeja ações contra o Super El Niño

Marataízes Intensifica Preparativos para Enfrentar os Efeitos do Super...

Prefeitura de Cachoeiro promove CRAS em Movimento e aproxima serviços da comunidade

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Justiça paralisa demissões em massa nas Casas Bahia

Suspensão de Demissões na Casas Bahia pela Justiça do...

PL pode enfrentar perda significativa com impugnação de Gilvan da Federal para Câmara

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a impugnação da...

Seminário em Cachoeiro aborda planejamento para aposentadoria e qualidade de vida

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de...

Anchieta oferta 24 vagas de emprego hoje no SINE; confira as oportunidades!

O SINE de Anchieta oferece uma ótima oportunidade para...

Exposição destaca luta feminista e LGBTQ+ através de fotos

No marco do Dia do Orgulho Lésbico, nesta quarta-feira...