PolíticaPolítica | Presidente sanciona novo marco legal do transporte ferroviário

Política | Presidente sanciona novo marco legal do transporte ferroviário


O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, nesta quinta-feira (23) o novo marco legal do transporte ferroviário. A lei busca facilitar investimentos privados na construção de novas ferrovias, no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte ferroviário.

A medida permitirá a construção de novas ferrovias por autorização, como ocorre na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica e portuário. Também poderá ser autorizada a exploração de trechos não implantados, ociosos ou em processo de devolução ou desativação.

De acordo com governo federal, o dispositivo sancionado simplifica o procedimento para prestar serviço de transporte que não envolva exploração da infraestrutura. Dessa forma, bastará ao agente transportador ferroviário de cargas ou passageiros a inscrição válida em registro junto ao regulador ferroviário.

Ferrovias públicas

O novo marco legal vai facilitar a devolução de trechos que não sejam de interesse do concessionário para que possam ser repassados a terceiros interessados em obter autorização para exploração do serviço.

A nova legislação permite também o investimento de terceiros em ferrovias concedidas, mediante previsão das figuras do “Usuário Investidor e do Investidor Associado”, que poderão firmar contratos com as concessionárias sem a necessidade de qualquer autorização prévia ou procedimento burocrático junto ao órgão regulador.

A partir de agora, as administradoras ferroviárias poderão se associar para criar uma entidade autorregulatória, que estabelecerá padrões técnico-operacionais sem ingerência do Estado, que se limitará a regular questões de segurança e situações pontuais.

Vetos

Com a justificativa de que a legislação tem objetivo de desburocratização, Bolsonaro vetou exigências documentais reputadas como não essenciais à obtenção das autorizações e vetou dispositivo que estabelecia preferência para as atuais concessionárias na obtenção de autorizações em sua área de influência.

“O tratamento diferenciado para as atuais operadoras dificultaria a entrada de novos prestadores e, por consequência, reduziria a concorrência no setor. Além disso, essa regra representaria ofensa à isonomia entre os atuais concessionários e potenciais novos entrantes no mercado”, justificou o governo.

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Atendimento da Semfa em Cachoeiro será das 11h às 17h nesta quarta-feira (24)

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) de Cachoeiro de...

Polícia Civil prende homem foragido com três mandados por homicídio em Jaguaré

Polícia Civil e PMES Prendem Suspeito de Homicídios em...

Anchieta investe na cultura com novo edital e resultados da PNAB para artistas locais

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência Municipal...

Prefeitura de Cachoeiro autoriza construção da supercreche em Itaoca para educação infantil

Na última segunda-feira (22), a Prefeitura de Cachoeiro de...

Guarda Municipal de Anchieta recebe 25 kits TASER 10 e fortalece segurança pública

A Prefeitura de Anchieta entregou 25 kits do TASER...

Polícia Civil prende homem investigado por homicídio em Guriri, São Mateus

Polícia Civil do Espírito Santo Captura Homem Investido por...

Copa do Mundo: resultados de terça (23) e destaque para CR7

Cristiano Ronaldo Alcança Inédito Marco na Copa do Mundo...

Cachoeiro homenageia Edmar Mothé como Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2026

Na tarde desta terça-feira (23), a Prefeitura de Cachoeiro...

Dólar atinge R$ 5,18 e fecha no maior valor desde março passado

Dólar fecha em alta enquanto Ibovespa apresenta leve recuperação;...