24.3 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Polícia prende suspeitos de mando e execução de morte de empresário em Ibiraçu – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaPolícia prende suspeitos de mando e execução de morte de empresário em Ibiraçu - Notícias da Polícia Civil ES

Uma ação conjunta coordenada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) resultou na prisão dos suspeitos de serem o mandante e o executor da morte do empresário Elissandro Lopes Siqueira, de 41 anos, ocorrida em 19 de janeiro, em Ibiraçu. O empresário chegou a ser socorrido ao pronto-socorro do município, mas não resistiu aos ferimentos.

As prisões foram realizadas por meio do 5º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), após investigações da Delegacia de Polícia (DP) de Ibiraçu e o Centro de Inteligência e Análise Telemática Norte (Ciat Norte).

Os resultados das investigações e prisões foram divulgados na tarde dessa quarta-feira (06), no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp), em Bento Ferreira, Vitória.

“Houve cooperação entre a Polícia Civil do Espírito Santo e Polícia Militar daqui e de Minas Gerais para elucidar o caso. Identificamos e prendemos dois homicidas que, a mando de um empresário, assassinaram um jovem empresário de 41 anos. O mandante pagou R$ 5 mil ao executor para cometer o crime, motivado por uma dívida entre eles. O executor já havia sido preso uma semana antes do crime, mas foi solto em audiência de custódia”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas.

O suspeito de ser o mandante do crime, de 54 anos, foi detido no último dia 1º, no bairro Guanabara, pela Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

“O mandante teve o mandado de prisão expedido pela justiça. Em cooperação com a Polícia Civil, realizamos vigilância na casa da namorada do mandante, usando tecnologia do Cerco Inteligente do Governo do Estado. Quando ele foi avistado na residência, acionamos a Força Tática, que efetuou a prisão. A prisão foi tranquila, sem resistência, e o mandante foi conduzido à delegacia”, explicou o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus.

O suspeito de ser o executor, de 18 anos, foi detido, na noite dessa terça-feira (05), em Governador Valadares, Minas Gerais, por meio da inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), após troca de informações com o Centro de Inteligência e Análise Telemática Norte (Ciat Norte).

O delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, explicou que, mesmo não apertando o gatilho, o suspeito de ser o mandante responde pelo mesmo crime, conforme a teoria do direito penal. “Durante as investigações, descobrimos que o mandante planejou meticulosamente o crime, incluindo a contratação do executor. O mandante até tentou ajudar na fuga do executor. Devido ao seu domínio final sobre o crime, ele será responsabilizado como se fosse o autor.”

O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Ibiraçu, delegado Rodrigo Peçanha, explicou o que teria motivado o homicídio. “O suspeito de ser o mandante alegou que a vítima teria uma dívida com ele de mais de R$ 100 mil, relacionada a obras realizadas pela empresa da qual eram sócios. Eles mantinham essa sociedade há cerca de três anos, período em que desenvolveram várias obras. O mandante contratou o executor dois dias antes do crime, criando uma situação para que houvesse uma discussão entre o executor e a vítima, a fim de criar um álibi”, informou o delegado.

Ambos estão presos por decretação de prisões temporárias e foram indiciados por homicídio qualificado. Agora, o inquérito será relatado e encaminhado para o Ministério Público, que analisará se oferecerá denúncia.

O suspeito de ser o mandante se encontra custodiado em um presídio capixaba e o suspeito de ser o executor foi recambiado na tarde dessa quarta-feira (06) e encaminhado ao presídio capixaba.

Texto: Olga Samara Gomes

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com  



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas