22.8 C
Itapemirim
quinta-feira 28 março 2024

Polícia Civil orienta população a registrar ocorrências pela Delegacia On-line – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaPolícia Civil orienta população a registrar ocorrências pela Delegacia On-line - Notícias da Polícia Civil ES

O Verão no Espírito Santo é uma estação de muito movimento. Seja em praias e balneários, montanhas, parques ou shoppings do Estado, muitos turistas e capixabas curtem as férias com família e amigos. Entretanto, o momento de descanso também exige cuidados e, em terras capixabas, se algo sair diferente do planejado, qualquer cidadão tem acesso à Delegacia Online (Deon), um recurso que possibilita o registro de Boletim de Ocorrência de forma online, sem precisar se locomover até uma delegacia física.

“Por meio de um smartphone ou de um computador, qualquer cidadão maior de 18 anos pode registrar uma ocorrência policial, que é importante em casos de perda de documentos, furtos ou roubos. Não há necessidade de se deslocar até uma delegacia para fazer o registro, o que representa economia de tempo e de recursos financeiros, bem como maior segurança à própria saúde da pessoa, uma vez que ainda estamos enfrentando um cenário de pandemia”, ressaltou o titular do 6° Distrito Policial (DP), delegado Erico Mangaravite.

O registro da ocorrência é feito pelo site https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br. Por meio da DEON, o cidadão pode registrar todos os crimes, EXCETO

  1. Homicídio
  2. Estupro
  3. Sequestro
  4. Furto ou roubo de veículo

“Para efetuar o registro, é importante que o cidadão tenha seus dados pessoais (aqueles que constam de seus documentos de identificação civil), bem como o maior número possível de informações relativas ao crime que será narrado, incluindo, sempre que possível, quaisquer meios que possibilitem a identificação do autor ou autores do crime. De antemão também é importante ter alguns dados acerca do fato, como dia, horário, local com referência, entre outros”, informou o titular do 6º DP.

O sistema Deon permite que qualquer policial, em qualquer delegacia e a qualquer tempo, acesse as ocorrências que foram registradas pelo sistema. Isso garante ao cidadão que o registro de determinado fato permaneça preservado para consultas futuras, seja pela delegacia que fará a investigação, seja por outras delegacias, conferindo assim maior segurança à integridade das informações.

Como funciona

Ao registrar a ocorrência, o sistema gera um número de protocolo e uma chave de acesso, que serão enviados para o e-mail cadastrado pelo cidadão. Em seguida, o registro do BO será analisado e validado pelos policiais civis que atuam na Delegacia responsável por investigar os crimes daquela região.

Caso a ocorrência seja validada, o cidadão vai receber no e-mail uma cópia para impressão, bem como endereço e telefone da Delegacia que vai investigar o caso. A informação também ficará disponível no site da Deon, bastando utilizar o número de protocolo e chave de acesso recebidos por e-mail.

As ocorrências registradas pelo sistema Deon seguem uma tramitação semelhante às das ocorrências registradas presencialmente. Dessa forma, quem fizer o registro pela Delegacia Online vai receber o mesmo atendimento dado ao cidadão que comparecer a uma delegacia presencialmente. 

Orientações

Para que as férias sejam apenas momentos de lazer, alguns cuidados são necessários. Dessa forma, o delegado Erico Mangaravite orienta que é preciso ter atenção especial com os objetos de valor.

“No verão, boa parte das pessoas dedica seu tempo de folga a atividades de lazer. Nesse caso, os crimes mais comuns são aqueles praticados em locais em que há aglomeração de pessoas, como praias e bares. O cidadão deve evitar portar grandes quantidades de dinheiro ou objetos de valor. Ainda é importante prestar atenção em bolsas e mochilas, uma vez que o criminoso pode furtar o conteúdo de forma sorrateira. No caso de ocorrer algum tumulto, o cidadão deve imediatamente se afastar do local e acionar a Polícia Militar, por meio do telefone 190, assim que possível”, alertou Mangaravite.

O delegado também esclareceu que em locais de aglomeração existe o risco de perda ou extravio de objetos e documentos pessoais. Em situações como estas, caso os pertences caiam em mãos erradas, a pessoa pode vir a ser vítima de algum golpe. Para que isso não aconteça, é importante que seja feito o registro da ocorrência.

Texto:  Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)        

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini / Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27) 99231-5157
comunicapces@gmail.com



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas