7 de fevereiro de 2026
PolíciaPolícia Civil identifica suspeitos de cometer estelionatos em municípios da Grande Vitória...

Polícia Civil identifica suspeitos de cometer estelionatos em municípios da Grande Vitória – Notícias da Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 2ª Delegacia Regional de Vila Velha e

A organização criminosa, que tem suas origens nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, tem ramificações no Espírito Santo, identificou três pessoas suspeitas de envolvimento com uma organização criminosa interestadual especializada em crimes de estelionato. Um dos suspeitos foi preso em flagrante, nessa quinta-feira (03), no município de Guarapari.

Os líderes da organização criminosa foram indiciados pelos crimes de estelionato qualificado, falsidade ideológica e formação de organização criminosa. Além disso, a Polícia Civil também representou pela decretação de prisão preventiva de todos os envolvidos com a organização.

“O inquérito policial constatou que os suspeitos atuam nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com diversas ramificações nos demais estados da federação, incluindo o Espírito Santo, onde fizeram, nas últimas semanas, cerca de três vítimas. Os bens de duas vítimas já foram encontrados e restituídos”, disse o titular da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, delegado Guilherme Eugênio.

A Delegacia Regional de Vila Velha iniciou as investigações quando realizou o atendimento de um homem, que havia negociado a venda de um smartphone pela internet. Após ser informado de que o pagamento do produto seria realizado após um motorista de aplicativo entregar o produto ao comprador, o homem desconfiou que algo errado estava acontecendo e solicitou a ajuda da Polícia Civil.

“Diante da situação, os policiais da 2ª Regional acompanharam o trajeto do motorista de aplicativo até o município de Guarapari, onde ele fez a entrega do objeto negociado para um dos integrantes da organização criminosa. O pagamento pelo produto não foi realizado, e os policiais de Guarapari e Vila Velha detiveram o recebedor da mercadoria. Com ele, foram encontrados um notebook e outros aparelhos recebidos em circunstâncias duvidosas”, conta o delegado.

Desde o ocorrido, a Polícia Civil do Espírito Santo intensificou as investigações para a elucidação do caso. Após a troca de informações com as polícias dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi constatado que as ações criminosas seguiam um roteiro.

De início, os membros da organização criminosa identificavam as vítimas em anúncios de venda de mercadorias na internet. Após a identificação das vítimas, os infratores efetuavam o negócio com os vendedores e enviavam comprovantes de pagamento falsos. Em outras situações, informavam que o pagamento seria realizado após a entrega do produto.

Um motorista de aplicativo ou um membro da organização ia buscar a mercadoria na casa do vendedor e, posteriormente, os produtos eram entregues para dois membros da organização criminosa, que pagavam aos comparsas locais cerca de R$ 100 para cada produto recebido.

As investigações vão continuar para que a Polícia Civil possa prender os demais envolvidos nos crimes.

Texto: Rachel Nunes, estagiária da Assessoria de Comunicação SESP

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Mojica desafia Yamal após derrota do Mallorca: “Não passou por mim, ganhei!”

Barcelona Sela Vitória Contra Mallorca e Aumenta Vantagem na...

Polícia Civil recupera celular furtado em Alto Rio Novo e identifica suspeito

Polícia Civil do ES Recupera Celular Furtado em Alto...

Carnaval 2026 em Marataízes: Shows imperdíveis de sexta a terça!

Carnaval 2024 em Marataízes: Programação Repleta de Música e...

Cuti Romero em crise no Tottenham: Polêmicas e briga com a diretoria se intensificam!

Cristián “Cuti” Romero em Alta Tensão no Tottenham Neste sábado...

Faculdade de Música traz cursos gratuitos para Marataízes e região

Cursos de Extensão Musical Inéditos oferecem Oportunidades em Marataízes A...

Polícia Civil prende homem por maus-tratos a animal em Vitória após denúncia

Polícia Civil do ES realiza prisão por maus-tratos a...

Carnaval em Marataízes: Programação dos blocos está imperdível!

Carnaval de Blocos em Marataízes Atraí Foliões com Apelo...

Governo abre edital para ações de combate ao desmatamento na Amazônia

Início das Inscrições para Seleção de Organizações no Combate...

Marcelo Santos deixa Ales, movimentando candidaturas em Cariacica para 2024

A disputa política em Cariacica ganha novos contornos com...