5 de julho de 2025
PolíciaPolícia Civil homenageia mulheres que atuam na instituição - Notícias da Polícia...

Polícia Civil homenageia mulheres que atuam na instituição – Notícias da Polícia Civil ES

Coragem, Determinação, Força e Persistência, esses são fatores que predominam na trajetória das mulheres que trabalham na Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES). Nessa quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher (08), A PCES enaltece o trabalho daquelas que, diariamente, saem de casa rumo às diversas unidades policiais do Estado, com objetivo de garantir mais segurança à sociedade capixaba.

O Dia Internacional da Mulher é uma data que remete à luta por espaço e respeito. Graças à força e determinação de mulheres que conquistaram um lugar, em importantes cargos, hoje a PCES conta com 737 mulheres, realizando com zelo e competência, o trabalho que era exclusivo para homens. Apesar dos avanços, elas ainda são minoria, considerando que do total de 2.364 policiais, menos da metade são do sexo feminino.

O quadro da PCES conta atualmente com delegadas de polícia, agentes de polícia, escrivãs de polícia, investigadoras de polícia, assistentes sociais, psicológas, peritas, auxiliares de perícia médico-legal e médicas legistas.

Além das Policiais femininas, outras importantes mulheres trabalham arduamente para o bom funcionamento da Polícia. São Copeiras, auxiliares de serviços gerais, banheiristas, estagiárias servidoras em designação temporárias e comissionadas, que tornam o dia a dia na instituição melhor. 

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, lembrou a data e disse que as mulheres estão totalmente integradas na Polícia Civil e são fundamentais para o trabalho policial. “Aqui elas assumem todos os tipos de tarefas, e podem ser o que elas quiserem”, disse o delegado-geral. 

Uma mulher que representa bem a garra e maestria das mulheres policiais é a delegada de Polícia Claudia Dematté. Sem deixar a vaidade de lado, ela sempre tem um olhar acolhedor para realizar atendimento às mulheres do Estado, desenvolvendo suas atividades diárias no cargo de Delegada Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam), sendo responsável por coordenar todas as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, além do Projeto “Homem que é homem” e Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e DEMS’s Itinerantes.

Cláudia Dematté está na Instituição há 16 anos e desde a faculdade tinha o sonho de prestar concurso para delegada. “O exercício da profissão de Delegada de Polícia é apaixonante, e o exercício da função é muito nobre e gratificante. Além da ação e perigo inerentes ao cargo, que é um fator estimulante para quem é apaixonado pela profissão, não podemos esquecer que o Delegado de Polícia é o primeiro garantidor dos direitos fundamentais, entre eles, a liberdade, a segurança e a vida”, disse a delegada.

Antes de se tornar chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, a delegada atuou em outras Delegacias e conta que a experiência de trabalhar no interior do Estado agregou muito em sua carreira. Ela conta que, no que diz respeito à Violência doméstica e familiar contra a mulher, encontrou uma cultura machista extremamente forte e enraizada. Grande parte dos agressores era de trabalhadores rurais e usava os instrumentos de trabalho para agredir as esposas. Muitas eram “marcadas” com risca de faca na barriga ou na testa, para mostrar que tinha dono.

Quem também simboliza o trabalho diário realizado com competência é a funcionária Eny Barbosa, de 57 anos. Ela atua na Chefatura de Polícia há mais de 15 anos. Inicialmente era auxiliar de serviços gerais e atualmente é a copeira que tem sempre um café quentinho e um sorriso estampado no rosto para atender a todos. “Logo quando entrei, fiquei com medo de não suprir as necessidades e com medo que tudo desse errado, mas graças a Deus tudo deu certo.”, disse.

Maria Ribeiro trabalha há mais de 10 anos trabalhando na Chefatura como auxiliar de Serviços Gerais e  Nilza Correia Lima, banheirista, chegou para integrar a equipe há mais de um ano. “O lugar é bem tranquilo, graças a Deus sempre fui bem recebida.”, disse Nilza. Já Maria, falou que gosta muito de trabalhar na PCES e sempre foi tratada com respeito.

A você mulher, parabéns pelo seu dia!

 

 

Texto:  Adriana Nascimento Amaral Policial Civil – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Patrick Pereira
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 
comunicapces@gmail.com    

 

 

 

 

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Top 5

Confira Mais

Tchouaméni Revela Surpreendente Diferença Entre Ancelotti e Xabi Alonso no Real Madrid

Mudanças com Xabi Alonso O Real Madrid vive um momento...

Polícia Civil de Aracruz prende mulher condenada por tráfico de drogas

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Mulher Condenada por...

Governo do ES: Operação Mute não encontra celulares em presídios estaduais

8ª Fase da Operação Mute no Espírito Santo: Saldo...

Doué exalta triunfo do PSG e provoca Bayern: ‘Era crucial nos vingarmos!’

Désiré Doué provoca Bayern de Munique após vitória no...

Banco Central suspende mais três instituições do sistema Pix

Banco Central suspende instituições do Pix após ataque cibernético Em...

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por tentativa de homicídio em Guaçuí

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão por...

Real Madrid promete R$ 6,3 milhões para cada jogador se erguer o Mundial!

Florentino Pérez promete bicho milionário ao elenco do Real...

Mostra de Cinema Indígena em SP destaca diversidade de etnias

Cineastas indígenas de diversas regiões do Brasil ganharão destaque...

Candidatos governistas aproveitam Feira dos Municípios para se apresentar ao público

O Pavilhão de Carapina, na Serra, sediou a Feira...
- Advertisement -spot_img