Polícia Civil e Prefeitura de Vitória Realizam Operação Contra Maus-Tratos a Animais
Nesta quarta-feira (07), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), em parceria com a Prefeitura de Vitória e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos contra os Animais da Assembleia Legislativa do Estado (Ales), desencadeou uma operação no bairro Maruípe, visando apurar denúncias de maus-tratos a animais.
Ao chegar ao local, a equipe encontraram seis cães em situação de abandono e maus-tratos, além de um animal já em óbito. De acordo com o delegado Marcelo Nolasco, titular da DEPMA, a situação em que o animal foi encontrado foi alarmante. “Ele estava em um cômodo trancado e aparentemente morreu de fome e sede. Nossa ação se deu a partir de uma denúncia recebida. A colaboração da população, através de denúncias, é essencial para o sucesso das investigações. Informações repassadas de forma segura e anônima podem ser decisivas para que possamos agir com agilidade e precisão”, ressaltou Nolasco.
O responsável pelos animais não estava presente na residência. Contudo, sua identidade foi verificada, e a conduta será investigada no decorrer do inquérito policial em andamento.
Durante a operação, a equipe também constatou que havia uma família residindo no local, a qual poderia estar vivendo em condições análogas à escravidão. Diante dessa descoberta, a DEPMA acionou a Polícia Federal (PF), que possui a atribuição de investigar crimes dessa natureza. Um delegado da PF se deslocou até o local para realizar uma análise mais aprofundada da situação.
A operação destaca a importância da colaboração da comunidade e a atuação integrada entre diferentes esferas de governo em prol da proteção dos animais e dos direitos humanos.
Polícia Civil resgata seis cães em Maruípe, Vitória, e investiga possível situação de escravidão em local onde eles eram mantidos.
Fonte: Polícia Civil-ES.