Ação Conjunta Flagrou Extração Irregular de Areia em Presidente Kennedy
Presidente Kennedy, ES – Na última sexta-feira (1º), uma ação conjunta realizada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e pela Guarda Municipal de Presidente Kennedy resultou na captura de uma atividade ilegal de extração de areia na região de Jaqueira, zona rural do município.
A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima que alertava para a extração irregular de recursos minerais. Chegando ao local indicado, as equipes constataram a atividade em andamento, onde uma escavadeira estava carregando areia em uma carreta do tipo caçamba.
No momento da abordagem, foi dada ordem para que os operadores desligassem os equipamentos. Dois homens, de 25 e 39 anos, foram abordados e informaram não ter qualquer licença ou autorização dos órgãos ambientais para a atividade que realizavam.
A área afetada foi avaliada em aproximadamente 3.000 m², com uma profundidade média de três metros, localizada em uma região de pastagem. A extração de areia ocorria sem qualquer tipo de autorização, permissão, concessão ou licença dos órgãos regulamentadores ambientais.
Os dois suspeitos foram conduzidos à 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, onde assinaram um Termo Circunstanciado (TC) por realizar a extração de recursos minerais em desacordo com a legislação vigente, conforme preconiza o Artigo 55 da Lei nº 9.605/1998, a conhecida Lei de Crimes Ambientais. Após o registro, eles foram liberados, comprometendo-se a comparecer em juízo.
Os veículos utilizados na atividade ilícita, a escavadeira e a carreta caçamba, foram apreendidos e guinchados para a sede policial.
Uma operação flagra extração ilegal de areia em Presidente Kennedy; dois homens são detidos por crimes ambientais.
Fonte: Polícia Civil-ES.