Polícia Civil do ES realiza operações contra furto de energia em estabelecimentos comerciais
Serra e Cariacica, 07 de outubro de 2023 – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em parceria com o Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP, distribuidora de energia do estado, efetuou fiscalizações em estabelecimentos comerciais localizados nos municípios da Serra e de Cariacica nos dias 5 e 6 de outubro.
Na terça-feira (05), a operação teve início em um restaurante na Praia de Carapebus, Serra. A equipe encontrou uma ligação clandestina que estava instalada na área externa do imóvel, permitindo que a energia fosse utilizada sem medição. No momento da vistoria, o proprietário não estava presente, e a ação foi conduzida por uma funcionária. Um inquérito policial foi instaurado, mas ninguém foi detido.
No dia seguinte, em Cariacica, as operações se concentraram em uma distribuidora de bebidas e uma fábrica de polpas de frutas localizadas no bairro São Francisco. Em ambos os comércios, foram identificadas ligações diretas à rede elétrica, e os técnicos da EDP confirmaram que toda a energia era desviada do sistema de medição. Os proprietários foram levados à sede do Deic e autuados em flagrante por furto. Após o pagamento da fiança estabelecida pela autoridade policial, foram liberados para responder em liberdade.
A EDP informou que todas as ligações clandestinas encontradas foram removidas por seus técnicos. O furto de energia é uma prática ilegal que compromete o fornecimento regular à população e pode causar acidentes, sobrecarregar a rede elétrica e danificar equipamentos.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Polícia Civil e EDP fiscalizam comércio no Espírito Santo, identificando ligações clandestinas de energia e autuando proprietários por furto.
Fonte: Polícia Civil-ES.