Polícia Civil e Instituto de Criminalística Combatem Furto de Energia Elétrica em Vitória
Ação integrada resulta em prisões e correções em irregularidades
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em colaboração com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) e técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica no Estado, identificou dois novos casos de furto de energia elétrica durante uma operação realizada na noite de terça-feira (14) no bairro Jardim Camburi, em Vitória.
Os flagrantes ocorreram em uma hamburgueria e em uma loja de assistência técnica. Na hamburgueria, os técnicos encontraram uma fraude no medidor, que impediu o registro do consumo de energia. O proprietário, que informou ser inquilino e que sua esposa administrava o estabelecimento, foi conduzido ao Deic para prestar esclarecimentos.
Na loja de assistência técnica, a equipe detectou uma adulteração no medidor que resultava no não registro de aproximadamente 50% do consumo de energia. O proprietário foi autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica.
As irregularidades foram prontamente corrigidas e o fornecimento restabelecido nos padrões técnicos pela EDP.
Vale ressaltar que, na semana anterior, uma distribuidora de bebidas também foi alvo de uma ação semelhante no mesmo bairro, onde foi identificada uma ligação direta que desviava parte do consumo, configurando o crime de furto de energia.
A EDP reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Os envolvidos também deverão ressarcir os valores da energia não faturada e os custos operacionais.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Polícia Civil identifica furto de energia elétrica em Vitória, em operação que resultou na autuação de dois proprietários.
Fonte: Polícia Civil-ES.

