PolíciaPolícia Civil do ES Prende Suspeito por Armazenar Material de Abuso Infantil

Polícia Civil do ES Prende Suspeito por Armazenar Material de Abuso Infantil

Polícia Civil do ES realiza operação em Vila Velha e prende jovem por crimes cibernéticos

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), desencadeou uma operação na última terça-feira (10) com a finalidade de cumprir um mandado de prisão preventiva, além de mandados de busca e apreensão, no município de Vila Velha. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem de 21 anos, acusado de armazenar material de abuso sexual infantojuvenil, conforme previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Durante a abordagem, os investigadores encontraram no dispositivo do suspeito cerca de 1.000 vídeos e 6.000 imagens contendo nudez de crianças e adolescentes. As informações sobre a operação foram apresentadas em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (12), na sede da Polícia Civil, em Vitória.

O chefe da Divisão de Repressão aos Crimes Cibernéticos e titular da DRCC, delegado Brenno Andrade, explicou que a investigação teve início em janeiro de 2023, em decorrência de uma cooperação técnica entre a Polícia Civil do Espírito Santo, a Polícia Federal e a Polícia Científica.

“A investigação se iniciou após o recebimento de informações por meio de um sistema coordenado pela Polícia Federal, que monitora dados internacionais sobre indivíduos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantil na internet. Com a conclusão das diligências, conseguimos cumprir os mandados com sucesso”, detalhou o delegado.

No momento da operação, o telefone celular do investigado foi analisado, revelando a presença de arquivos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. O homem, que já possuía um mandado de prisão preventiva, foi detido em flagrante.

O suspeito tentou justificar sua conduta, alegando que havia sido inserido em um grupo de WhatsApp que compartilhava conteúdo adulto, alegando não ter percebido a presença de links com material ilícito. Contudo, essa versão não convenceu a equipe de investigadores. Brenno Andrade destacou que o material havia sido baixado de forma reiterada nos meses de setembro, outubro e novembro, evidenciando um padrão de comportamento.

Partes do conteúdo foram encontradas na lixeira do aparelho, com miniaturas indicando cenas envolvendo menores. Após a apreensão, a Polícia Científica foi acionada para realizar uma análise técnica preliminar, confirmando a presença de material considerado abusivo.

O investigado se apresentou como estudante universitário e servidor público municipal. O delegado Brenno Andrade enfatizou que a Polícia Civil dispõe de ferramentas técnicas que permitem a identificação de usuários que armazenam e compartilham esse tipo de conteúdo na internet. As investigações continuam para investigar a possível participação de outras pessoas na disseminação dos arquivos.

Polícia Civil do Espírito Santo prende homem por armazenar 1.000 vídeos e 6.000 imagens de abuso sexual infantil em Vila Velha.

Fonte: Polícia Civil-ES.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Festa da Primavera em Marataízes reúne alunos em grande evento

Marataízes Celebra a Primavera com Evento Cultural e Recreativo...

Emeb Dr. Pedro Nolasco realiza Mostra Científica sobre educação ambiental em Cachoeiro

A Emeb Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende, localizada em...

Dólar cai para R$ 5 e Ibovespa avança quase 8% após eleições

Mercado Financeiro Brasileiro Dispara Após Primeiro Turno das Eleições...

Prefeitura de Cachoeiro realiza capina e varrição na rua Wolmar Buzato

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificou as ações...

Copa do Servidor em Anchieta reúne equipes em Beach Tennis, Vôlei e Fut 7

A Prefeitura de Anchieta está promovendo a Copa do...

Audiência Pública fortalece proposta do Orçamento 2027 em Marataízes

Audiência Pública em Marataízes discute elaboração da Lei Orçamentária...

Anchieta: SINE oferta 13 vagas de emprego hoje na Casa do Cidadão

O SINE de Anchieta anunciou a abertura de 13...

Botafogo perderá R$ 55 milhões se encerrar parceria com VBet; impacto nas receitas é alarmante

O Botafogo pode enfrentar uma mudança significativa em suas...

Chuva e instabilidades atingem diversas regiões do Brasil hoje

Instabilidades Meteorológicas Dominam o Brasil nesta Segunda-Feira Nesta segunda-feira, dia...