Polícia Civil do Espírito Santo Prende Motorista de Aplicativo em Ação Nacional Contra Crimes Cibernéticos
Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em uma ação conjunta das divisões Draco e Desarme, cumpriu um mandado de busca e apreensão determinado pela Justiça do Rio de Janeiro. O trabalho está inserido na Operação Shadowgun, uma iniciativa de grande escala que visa combater crimes cibernéticos em todo o Brasil, coordenada pelo Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CyberGAECO/MPRJ).
A ação ocorreu em um imóvel no município de Vila Velha, onde foi detido um motorista de aplicativo de 33 anos. Durante a operação, os policiais descobriram um cofre contendo uma pistola calibre .40, bem como um carregador e munições de calibre 9 mm, todos de posse irregular.
Conforme declarações do delegado Guilherme Eugênio, responsável pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), a análise inicial do celular do suspeito revelou imagens que mostram o investigado com diversas armas, incluindo revólveres e pistolas, além de armamento semelhante a uma escopeta calibre .12. O material também incluiu fotografias que evidenciavam quantias significativas de dinheiro. O homem já havia sido preso em 2021 por porte ilegal de arma de fogo.
Após a coleta de provas durante a operação, o motorista foi autuado em flagrante pelos crimes previstos nos artigos 16 e 17 do Estatuto do Desarmamento, que referem-se à posse ilegal de arma de fogo e comércio ilegal de armamento.
A Operação Shadowgun abrangeu também outros estados, incluindo São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e Paraíba, com o suporte dos GAECOs locais. A ação foi fortalecida pela colaboração do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da agência dos Estados Unidos Homeland Security Investigations (HSI), além do Centro Integrado de Investigação (CI) do Ministério Público do Pará.
A Polícia Civil continua empenhada no combate à criminalidade e na proteção da sociedade capixaba através de ações integradas e efetivas.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Polícia Civil do ES prende motorista por posse ilegal de arma e munições durante a Operação Shadowgun em Vila Velha.
Fonte: Polícia Civil-ES.

