Polícia Civil do ES Prende Homem por Estupro Virtual e Extorsão em Pinheiros
Mantenópolis, ES – Na noite da última sexta-feira (30), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em parceria com a 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (PMES), efetuou a prisão de um homem de 32 anos, investigado pelos crimes de estupro virtual e extorsão. O suspeito, cujo nome não foi revelado, foi detido em cumprimento de um mandado de prisão e de busca e apreensão no município de Pinheiros.
O delegado Robson Peixoto de Oliveira, titular da Delegacia de Polícia de Mantenópolis, relatou que o indivíduo utilizava perfis falsos em redes sociais para constranger a vítima, ameaçando-a a praticar atos libidinosos durante videochamadas. Para intensificar a coação, o investigado exibia uma réplica de fuzil do tipo Airsoft durante as transmissões, o que agravava a situação de intimidação.
As investigações avançaram por meio de técnicas de inteligência policial e confronto biométrico, com o apoio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante, e das delegacias de Montanha e Pinheiros. Durante a operação, o suspeito foi localizado em sua residência, onde a polícia apreendeu a réplica de fuzil utilizada no crime, três pistolas de Airsoft, dispositivos eletrônicos e munições de diferentes calibres.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à 17ª Delegacia Regional de Nova Venecia, onde foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e munições, além de porte ilegal. Em seguida, ele foi levado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) em São Mateus, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O suspeito já possui histórico criminal por condutas semelhantes, incluindo denúncias por registro não autorizado da intimidade sexual, divulgação de cenas de sexo ou pornografia sem o consentimento da vítima e perseguição (stalking). Segundo o delegado Robson Peixoto, após o término de um relacionamento, o indivíduo adotou comportamento persecutório, enviando mensagens e imagens de cunho íntimo à ex-companheira, mesmo após pedidos para que esses arquivos fossem deletados.
O delegado enfatizou a relevância da prisão para interromper a sequência de crimes e proteger as vítimas. “A retirada desse indivíduo do convívio social foi crucial para cessar uma conduta criminosa contínua, marcada pela violência psicológica e sexual”, destacou.
Robson Peixoto ainda reforçou a importância da denúncia por parte das mulheres que enfrentam situações semelhantes. “É fundamental que busquem ajuda e registrem ocorrências. A PCES está preparada para acolher, investigar e responsabilizar os autores de tais crimes”, concluiu.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Homem é preso por estupro virtual e extorsão, usando redes sociais para coagir vítima com ameaças e armas de brinquedo.
Fonte: Polícia Civil-ES.

