Polícia Civil do ES capacita servidores do Amazonas em combate à violência doméstica
No dia 16 de junho, a equipe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou uma capacitação sobre a condução de Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no Estado do Amazonas. O evento, promovido a convite do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), tem como objetivo a implementação de grupos reflexivos em todo o estado, inspirado no Projeto “Homem que é Homem”, referência da PCES.
Participaram da capacitação representantes das redes de atendimento dos municípios de Manicoré, Coari, Uarini, São Sebastião do Uatumã e Rio Preto da Eva. A formação foi conduzida pela delegada Cláudia Dematté, chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, junto com a psicóloga Ana Paula Milani Patrocínio e a assistente social Marilene Barcelos, ambas técnicas de referência do projeto.
Em sua fala, a delegada Cláudia Dematté expressou a honra da PCES em compartilhar o projeto com o Amazonas. "É de extrema relevância saber que o projeto tem inspirado outros estados a implementarem grupos reflexivos, como importante ferramenta no enfrentamento da violência", ressaltou.
A promotora de Justiça do Amazonas, Ludmilla Coutinho, também enfatizou a importância da ação para a rede local. “A capacitação foi essencial para fortalecer a atuação da rede de proteção, demonstrando que é possível romper barreiras geográficas e unir forças na formação de facilitadores”, afirmou.
Ana Paula Milani Patrocínio destacou a relevância de eventos como esse, que visibilizam o projeto “Homem que é Homem” e comprovam sua eficácia na prevenção e redução da reincidência de violência. Marilene Barcelos, por sua vez, ressaltou a satisfação de contribuir para a formação de facilitadores e como isso se alinha com os princípios da Lei Maria da Penha na desconstrução de masculinidades violentas.
A capacitação não só promove o aprendizado dos participantes, mas também fortalece a rede de proteção contra a violência doméstica em estados brasileiros, demonstrando um esforço conjunto na implantação de políticas públicas eficazes.
Para mais informações, a Assessoria de comunicação da Polícia Civil está à disposição através dos contatos disponíveis na matéria.
Polícia Civil do Espírito Santo capacita profissionais do Amazonas sobre grupos reflexivos para homens autores de violência contra a mulher.
Fonte: Polícia Civil-ES.