quarta-feira 18 de junho de 2025
PolíciaPolícia Civil deflagra mais uma etapa da Operação Vapor na Grande Vitória...

Polícia Civil deflagra mais uma etapa da Operação Vapor na Grande Vitória – Notícias da Polícia Civil ES


A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), realizou, no dia 21 de junho, a 2ª fase da Operação Vapor na Região Metropolitana da Grande Vitória. A operação visa a combater o comércio ilegal de cigarros eletrônicos, respectivos acessórios e refis líquidos.

As diligências ocorreram nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari. De acordo com a Resolução nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é proibida a comercialização e importação de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, entre eles o cigarro eletrônico. 

No dia da ação, foi preso em flagrante, no bairro Mata da Praia, em Vitória, um dos maiores fornecedores de cigarros eletrônicos do Estado. O mesmo tinha uma loja on-line, chamada “Vapor Capixaba”. O fornecedor vendia os cigarros para todo o País. Durante a investigação, foi possível localizar uma sala comercial, também no bairro Mata da Praia, que servia como um depósito para armazenar os produtos ilegais.

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, ressaltou que o cigarro eletrônico impacta diretamente na saúde, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. De acordo com o titular do 6º Distrito Policial, delegado Guilherme Eugênio Rodrigues, os clientes não iam à loja “Vapor Capixaba” para adquirir o produto. As entregas eram feitas pelo correio ou por meio de um motoboy da loja. Na sala comercial, foram apreendidos mais de 1.200 cigarros e itens para o uso do produto.

Segundo as investigações, os produtos eram comprados no Paraguai e revendidos em território nacional. Com o aval da Justiça, a Polícia Civil teve acesso aos dispositivos eletrônicos da loja, sendo possível analisar o balanço financeiro e as informações de compradores, entre eles menores de idade.

O indivíduo conseguiu uma boa renda por meio das vendas criminosas, como um veículo do modelo BMW. Em apenas 78 dias de venda, o acusado lucrou cerca de R$ 508 mil, informou o delegado Guilherme Eugênio Rodrigues. Na residência do detido, no bairro Jardim da Penha, em Vitória, foi apreendido uma arma austríaca, do modelo mais moderno.

O detido responderá pela venda de produto nocivo à saúde, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. O motoboy responsável pelas entregas também foi preso em flagrante, no momento que iria realizar um novo serviço.  

No município de Guarapari, a operação ocorreu em tabacarias e lojas de conveniência, por meio de mandado de busca e apreensão. Em um shopping no Centro da cidade funcionava uma tabacaria e, no local, foram apreendidos 150 cigarros e 96 acessórios. “O dono do local já havia sido alvo da primeira operação. O dono do estabelecimento não estava no local e não houve prisão em flagrante”, disse o titular da Delegacia Especializada de Infrações Penais e Outras (Dipo) de Guarapari, delegado Marcelo Santiago.

Já no município da Serra, a operação teve como foco estabelecimentos localizados na região de Jacaraípe. Quatro estabelecimentos, incluindo depósitos, lojas de conveniência e tabacarias, foram averiguados. No total, foram apreendidos 363 cigarros e acessórios contrabandeados. O dono do estabelecimento também não estava no local e não houve presos em flagrante.

O delegado-geral José Darcy Arruda complementou que os cigarros eletrônicos apreendidos correm o risco de terem sido batizados com substâncias, como THC, utilizado na nova droga conhecida como K9. Os cigarros serão enviados para laboratórios e serão submetidos à devida análise.

Beatriz Paoliello, Estagiária – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Marcelo Rosa
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Top 5

Confira Mais

Candidatos do PT em Cariacica divergem sobre lições da derrota em 2024

Em Cariacica, a disputa pelo comando do diretório municipal...

Mulher é presa em Marataízes ao tentar abrir conta com documento falso

Mulher é presa em Marataízes ao tentar abrir conta...

Coletivo contesta lei que impõe oração nas escolas de Cachoeiro e busca apoio jurídico.

O coletivo “Não Só Mais Um Silva”, de Cachoeiro...

Real Madrid enfrenta bloqueio nas negociações por Álvaro Carreras com Benfica!

Real Madrid enfrenta impasse na negociação por Álvaro Carreras,...

Vitória acolhe Sustentabilidade Brasil 2025 e destaca Governo do ES na agenda climática

Sustentabilidade Brasil 2025: A Conferência que Reúne Setores em...
- Advertisement -spot_img