Polícia Civil do Espírito Santo realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil
Na manhã desta sexta-feira (10), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), cumpriu um mandado de busca e apreensão em Cariacica. A ação faz parte da Operação Pharos 2, que é coordenada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) e investiga crimes de armazenamento e compartilhamento de material relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes em várias partes do Brasil.
A operação é um desdobramento de uma investigação originada na Delegacia de Palmas, Paraná, onde foram analisados dispositivos eletrônicos de um indivíduo que estava comercializando fotografias e vídeos de abuso sexual infantojuvenil. As diligências subsequentes possibilitaram a identificação de suspeitos em diferentes estados do país, com fortes indícios de envolvimento na aquisição e armazenamento de material de exploração sexual infantil.
Segundo o delegado Brenno Andrade, chefe da DRCC, o mandado foi cumprido em uma residência no bairro Castelo Branco, em Cariacica. Durante a ação, foram apreendidos um celular e um notebook, que serão enviados para perícia na Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). “Esses equipamentos passarão por uma análise detalhada para verificar a existência de material de abuso ou exploração sexual infantil”, afirmou.
A operação teve o apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Também contou com colaboração internacional da Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos.
A PCES reafirma seu compromisso com a repressão a crimes cibernéticos e a proteção de crianças e adolescentes, reiterando a importância do trabalho em conjunto entre diferentes instituições para combater a exploração sexual infantil no Brasil.
Polícia Civil do ES realiza operação contra crimes cibernéticos, apreendendo materiais relacionados ao abuso sexual infantil em Cariacica.
Fonte: Polícia Civil-ES.

