Polícia Civil do Espírito Santo conclui inquérito sobre tentativa de homicídio de policiais militares na Serra
A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, finalizou o inquérito que investigou a tentativa de homicídio contra os policiais militares Saimen Oliveira Rodrigues e Marcos Vinicius Trindade Santana, ocorrida em 1º de maio de 2024, no bairro Cidade Pomar.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira (25), na Chefatura da Polícia Civil em Vitória, o chefe da DHPP da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, expressou a gravidade do ataque. “Foi um atentado contra a segurança pública do Estado. Policiais militares, em pleno exercício de suas funções, foram confrontados. Um deles foi covardemente atingido na cabeça”, ressaltou Mori, enfatizando que a investigação foi rápida e eficaz.
Cinco homens foram indiciados pelo crime: dois estão presos e três permanecem foragidos. O comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), tenente-coronel Maurício, elogiou a atuação conjunta das forças de segurança e afirmou que a identificação dos criminosos é um passo importante para trazer justiça às vítimas e suas famílias.
Os policiais estavam em patrulhamento quando avistaram um veículo suspeito. Ao tentarem realizar uma abordagem, o motorista do carro ignorou as ordens de parada e, durante a fuga, disparou contra os policiais. O soldado Saimen, ao se aproximar do veículo, foi atingido, mas conseguiu manter a vigilância e buscar abrigo.
O adjunto da DHPP da Serra, delegado Pedro Henrique, destacou a complexidade do caso, principalmente pela recuperação do soldado Saimen, que ficou em coma por 15 dias e cujo depoimento foi crucial para a identificação dos envolvidos. Um dos suspeitos foi preso no mesmo dia do crime após um confronto, enquanto outro foi detido em setembro de 2024. Dentre os foragidos, um é identificado como líder do tráfico no bairro Cidade Pomar.
O motorista do veículo utilizado no crime se apresentou à delegacia no dia seguinte, mas fugiu após a decretação de sua prisão. Ele também orientou a esposa a registrar uma falsa ocorrência de roubo do carro.
Os indiciados vão responder por dupla tentativa de homicídio qualificada, uma vez que o crime foi cometido contra agentes de segurança pública em exercício de suas funções, além de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Polícia Civil do ES conclui inquérito sobre tentativa de homicídio de PMs; cinco homens foram indiciados, dois presos e três foragidos.
Fonte: Polícia Civil-ES.

