EconomiaPetrobras adquire 42,5% de bloco de petróleo na costa da Namíbia

Petrobras adquire 42,5% de bloco de petróleo na costa da Namíbia

Petrobras Expande Operações na África com Aquisição de Bloco de Petróleo na Namíbia

A Petrobras anunciou a aquisição de 42,5% do Bloco 2613, uma nova área de exploração de petróleo localizada na Bacia de Lüderitz, na costa da Namíbia, cobrindo aproximadamente 11 mil quilômetros quadrados, uma extensão equivalente à metade do estado de Sergipe. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante, com a participação da petroleira francesa TotalEnergies, que também detém 42,5% da área, enquanto a estatal de petróleo da Namíbia, Namcor, possui os restantes 10%, e a Eight Offshore Investment Holdings, 5%. As participações foram vendidas pelas empresas Eight e Maravilla Oil & Gas.

Embora o valor da transação não tenha sido oficialmente divulgado, a Petrobras ressaltou que a conclusão do negócio ainda depende do cumprimento de condições regulatórias, incluindo aprovações por parte do governo namibiano, particularmente do Ministério da Indústria, Minas e Energia.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, comentou que a aquisição é um passo significativo nos esforços da companhia para recompor suas reservas de petróleo e gás. Ela acrescentou que a empresa tem observado áreas com boas perspectivas, tanto no Brasil quanto em outros mercados globais, marcando assim o retorno da Petrobras ao cenário namibiano.

A diretora de Exploração, Sylvia Anjos, enfatizou o conhecimento técnico da Petrobras em relação à geologia da bacia, comparando-a com bacias sedimentares similares nas quais a empresa já opera. Segundo Anjos, a Petrobras está atenta às oportunidades na costa oeste africana, com investimentos já realizados em São Tomé e Príncipe e na África do Sul.

A expansão das operações na África faz parte de uma estratégia mais ampla da Petrobras para aumentar suas reservas, especialmente em um momento em que se espera que o estoque atual comece a declinar na década de 2030. Em fevereiro de 2024, a companhia já havia concluído a aquisição de participações em três blocos em São Tomé e Príncipe, além de ter recebido aprovação para atuar na África do Sul.

Na América do Sul e nos Estados Unidos, a Petrobras também mantém operações significativas. Na Colômbia, descobriu a maior reserva de gás do país, enquanto na Argentina e na Bolívia, a estatal participa ativamente da produção de petróleo e gás. Nos Estados Unidos, a Petrobras opera em campos de águas profundas no Golfo do México.

O foco da Petrobras não se limita apenas ao território nacional. No Brasil, além da exploração em bacias do pré-sal, a empresa busca expandir sua atuação na Margem Equatorial e na Bacia de Pelotas, ambas com potencial promissor, aproximando-se de descobertas feitas na África e no Uruguai.

Recentemente, a Petrobras reportou um recorde de produção de petróleo, atingindo uma média de 2,40 milhões de barris por dia, em grande parte atribuída ao pré-sal. As reservas totalizam 12,1 bilhões de barris de óleo equivalente, destacando um índice de reposição de 175%, o que significa que cada barril produzido resultou na descoberta de 1,7 barril adicional.

A estratégia multilateral da Petrobras reafirma seu compromisso com a exploração e o desenvolvimento sustentável de petróleo e gás, tanto no Brasil quanto em mercados internacionais.

Petrobras compra 42,5% de bloco de exploração de petróleo na Namíbia

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro inaugura novo serviço de hemodiálise com 80 atendimentos mensais disponíveis

Na manhã desta segunda-feira (15), Cachoeiro de Itapemirim celebrou...

Homem é preso por tentar matar idoso com facada no pescoço em Boa Esperança

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Tentativa...

Governo do ES autua transporte irregular de mercadorias em João Neiva

Fiscalização da Sefaz Identifica Irregularidades no Transporte de Mercadorias...

Israel bombardeia Líbano após anúncio de paz entre Irã e EUA

Conflito no Líbano: Ataque Aéreo Israelense e Resposta do...

Polícia Civil de Marataízes prende trio por furto, coação e recupera violão

Polícia Civil do ES Prende Três Suspeitos de Furto...

Cabo Verde empata com Espanha em seu histórico estreia na Copa 2026

Cabo Verde Faz História na Copa do Mundo de...

Carreta de Saúde da Mulher é lançada em Manguinhos pelo SUS

O Programa Agora Tem Especialistas, estabelecido pelo Ministério da...