25.9 C
Itapemirim
domingo 28 abril 2024

PCES prende pedófilo durante 10ª fase da ‘Operação Luz da Infância’ – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaPCES prende pedófilo durante 10ª fase da ‘Operação Luz da Infância’ - Notícias da Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), participou de uma operação, nessa terça-feira (06), de âmbito nacional, com o objetivo de combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Um homem de 72 anos foi preso e outro continua sendo investigado.

A operação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), foi desencadeada pelas Polícias Civis de 18 estados da Federação. Além do Brasil, também participaram a Argentina, Estados Unidos, Panamá e Equador, com o intuito de prender criminosos por abuso infantil.

Ao todo, durante a realização da 10ª fase da operação, foram cumpridos 125 mandados de busca e apreensão no País. No dia 06 de dezembro, foram presos 42 criminosos apenas no Brasil. No Espírito Santo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Vitória.

Um dos alvos da operação é um homem de 72 anos. “No aparelho de celular dele, foram encontrados diversos vídeos com conteúdo explícito de abuso sexual infantil. Muitos desses vídeos eram em inglês, que o próprio homem pesquisava. Ele baixava os vídeos por um aplicativo com os termos em inglês”, contou o titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, delegado Brenno Andrade.

O criminoso já tinha passagem na polícia pelo mesmo crime, respondendo desde 2018. “Fizemos contato com o juízo a qual ele responde e esperamos que seja decretada a prisão preventiva dele”, acrescentou o delegado Brenno Andrade.

“Causou certa surpresa na polícia, considerando a idade do indivíduo. A gente imagina que ele nem teria habilidade e entendimento na rede de computadores, um padrão que verificamos cotidianamente, mas ele sabia pesquisar termos em inglês relacionados ao abuso e à exploração infantil. Inclusive, falou com os policiais alguns dos termos e, com base nisso, fazia pesquisa sobre esse tipo de material”, relatou o delegado.

Outro suspeito foi identificado, mas não estava na residência no momento da operação. Novas investigações serão feitas, até que ele seja encontrado.

O homem de 72 anos foi autuado em flagrante pelo artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, que descreve o crime de aquisição de pornografia infantil, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão e multa. O suspeito não pagou a fiança arbitrada em 50 salários mínimos, equivalente a R$ 65 mil, e foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanece à disposição da Justiça. 

Texto: Marcus Vinícius Gonçalves, Estagiário – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
 

Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas