23 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

PCES celebra o Dia Nacional do Psicólogo – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaPCES celebra o Dia Nacional do Psicólogo - Notícias da Polícia Civil ES

Neste domingo (27), foi celebrado o Dia Nacional do Psicólogo, o dia foi oficialmente instituído em 2016, por meio da Lei 13.407. A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), aproveitou a data especial para celebrar e prestar uma homenagem aos profissionais da psicologia, que auxiliam na qualidade de vida dos servidores policiais.

Na Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), os psicólogos (as) assumem funções importantes, como por exemplo, a realização de avaliações psicológicas, atendimento de psicoterapia e cuidam principalmente da saúde mental dos servidores policiais e familiares. O cuidado e a construção de uma boa qualidade de vida impactam diretamente no bom funcionamento da instituição.

“De maneira geral, a atuação dos psicólogos nas delegacias tem por finalidade realizar uma escuta qualificada dos envolvidos (geralmente das vítimas), visando contribuir com o procedimento policial. É importante ressaltar que a escuta qualificada não se trata de inquirição, diálogo informal ou investigação policial, pois ela considera a dimensão subjetiva – que envolve acolhimento, disposição para a escuta, de respeito ao tempo de elaboração psíquica dos fatos – relacionada, essa sim, à compreensão psicológica.”, informou a psicóloga da Seção de Projetos Educacionais, Prevenção e Estudo da Violência (SPEV-DIV-DEAM), Ana Paula da Silva Milani Patrocinio.

Os psicólogos da PCES, atuam no Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), no Departamento Médico Legal (DML), Prevenção e Estudo da Violência (SPEV-DIV-DEAM) e na Divisão de Promoção Social (DPS), onde realizam os projetos, “Saúde do Trabalhador”, “Programa de Reflexão para a Aposentadoria”, “Coral Domingos Martins”, “Meu Parto”, “Homem que é Homem” e “DPS Itinerante”, além de realizar atendimentos clínicos para policiais e familiares.

Os profissionais diretamente atuantes nas unidades policiais fazem o atendimento da sociedade nas Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e na Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), onde auxiliam as vítimas em casos de abuso.

No mês do “Agosto Lilás”, que busca dar visibilidade a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a psicóloga Ana Paula da Silva Milani Patrocinio, reforça a importância da pauta. “Por meio do Projeto “Homem que é Homem” estive envolvida com a pauta do enfrentamento à violência contra à mulher. E entendo que é uma responsabilidade significativa para a psicologia, pois se trata de uma violência complexa que exige uma atuação comprometida, ética e qualificada.”

“A atuação da psicologia na polícia deve prever o compromisso social, a garantia e a promoção de direitos, bem como o respeito à dignidade humana. Nessa perspectiva, a atuação desses profissionais qualifica o atendimento ao usar métodos e técnicas de maneira crítica contribuindo com análises éticas que problematizam a complexidade das relações e permitindo uma atuação multi e interdisciplinar, sobretudo, com a área do direito.”, reforça a psicóloga Ana Paula da Silva Milani Patrocinio.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas