31 de julho de 2025
PolíticaParlamentares do Espírito Santo apoiam requerimento da CPMI do INSS para investigação

Parlamentares do Espírito Santo apoiam requerimento da CPMI do INSS para investigação

Fabiano Contarato, senador do Espírito Santo, rompe com a linha do governo ao assinar o requerimento para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão marca um desvio significativo do posicionamento adotado pelo Palácio do Planalto, que se opõe à investigação.

Na quinta-feira (15), Contarato se manifestou nas redes sociais, ressaltando: “Fraudar aposentados e pensionistas é um crime inaceitável, de uma crueldade imensa contra aqueles que trabalharam para construir este país.” O senador, que já havia se mostrado favorável à investigação, é o primeiro membro do PT a assinar o requerimento, enquanto a bancada do partido no Congresso permanece dividida sobre o assunto.

Além de Contarato, outros três parlamentares do Espírito Santo, incluindo os senadores Marcos do Val (Podemos) e os deputados federais Evair de Melo (PP) e Messias Donato (Republicanos), também apoiaram a CPMI. Damares Alves (Republicanos) é a autora do pedido,ô e a oposição procura desgastar a imagem do governo federal expondo o escândalo.

A investigação surge no contexto de denúncias que revelam um amplo esquema de fraudes no INSS. Dados indicam que o prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. A Polícia Federal (PF) apontou que associações que oferecem serviços a aposentados estariam registrando indivíduos sem consentimento, utilizando assinaturas falsas para desviar recursos. Até o momento, 222 deputados e 36 senadores já assinaram o requerimento da CPMI, segundo informações do Estadão.

O início das fraudes, segundo Contarato, se deu durante o governo Bolsonaro, e ele enfatizou a importância de uma investigação séria para responsabilizar os envolvidos. Com um perfil frequentemente independente, o ex-delegado da Polícia Civil optou por agir em consonância com princípios de justiça, mesmo que isso contrarie a orientação do seu partido.

Fabiano Contarato

Fonte: Século Diário

Top 5

Confira Mais

Audiência Pública em Cachoeiro sobre Estudo de Preservação de Áreas de Água

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por intermédio da...

Real Madrid Revoluciona Laterais com Alexander-Arnold e Carreras: Novo Poder Ofensivo!

Alexander-Arnold e Carreras chegam ao Real Madrid As laterais do...

Cafeeiros podem precisar redirecionar produção por novas taxas EUA

Exportação de Café Brasileiro para os EUA será Taxada...

Banco de Alimentos de Cachoeiro recebe visita da equipe de Mimoso do Sul

Nesta quarta-feira (30), o Banco de Alimentos de Cachoeiro...

Polícia Civil prende homem por furto de fios de cobre e investiga receptação

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Furto de...

William Browder questiona uso da Lei Magnitsky contra Moraes

Browder Questiona Uso da Lei Magnitsky Contra Alexandre de...

Mourinho mira estrelas do Real Madrid: Alaba e Brahim podem brilhar no Fenerbahçe!

Mourinho Almeja Reforços do Real Madrid para o Fenerbahçe:...

SINE de Anchieta oferece 38 novas vagas de emprego para a população local

O SINE de Anchieta abre a semana com uma...

Itapemirim tem novos representantes no Conselho Municipal de Educação

Novos Membros do Conselho Municipal de Educação de Itapemirim...
- Advertisement -spot_img