Ministro da Saúde não Participará da Assembleia Geral da ONU devido a Restrições de Visto dos EUA
O ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, não integrará a delegação brasileira que viajará para a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas nos Estados Unidos, na próxima semana. Conforme comunicado do Ministério da Saúde, restrições impostas ao visto do ministro por parte do governo norte-americano liderado por Donald Trump, são a causa da ausência de Padilha no evento.
A medida imposta pelos EUA restringe significativamente os movimentos do ministro, limitando-o a deslocamentos entre seu hotel e a sede da ONU, e a visitas a instalações médicas em caso de emergência. Essas condições foram reveladas após notificação da Missão dos Estados Unidos para as Nações Unidas, em que se menciona a proibição de Padilha participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O Ministério aponta que a decisão “viola o Acordo de Sede com a ONU e o direito do Brasil de apresentar as suas propostas no mais importante fórum global de saúde para as Américas”. Destaca-se que, em vez de viajar, Padilha focará em questões internas, como a Medida Provisória do Programa Agora Tem Especialistas no Congresso Nacional.
Recentes tensões também surgiram em agosto, quando o governo Trump cancelou os vistos da esposa e filha do ministro, além de revogar os vistos de dois outros funcionários do governo brasileiro, alegadamente por contribuírem em um esquema relacionado ao programa Mais Médicos, o que foi justificado pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
Continuam as atividades da delegação do Ministério da Saúde em Nova York e Washington, reforçadas por compromissos internacionais previstos com blocos como Mercosul e BRICS. O Ministério da Saúde reitera que “não se trata de uma medida de retaliação ao ministro, mas ao que o Brasil representa na luta contra o negacionismo”.
Todas as informações e atualizações podem ser seguidas pelo canal da Agência Brasil no WhatsApp.
(Nota: Imagens incluídas na matéria original não são visíveis no texto acima.)
Padilha decide não participar de reunião na ONU após restrição dos EUA
Internacional

