12 de fevereiro de 2026
CulturaPadilha não vai à ONU devido a restrições de visto dos EUA

Padilha não vai à ONU devido a restrições de visto dos EUA

Ministro da Saúde não Participará da Assembleia Geral da ONU devido a Restrições de Visto dos EUA

O ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, não integrará a delegação brasileira que viajará para a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas nos Estados Unidos, na próxima semana. Conforme comunicado do Ministério da Saúde, restrições impostas ao visto do ministro por parte do governo norte-americano liderado por Donald Trump, são a causa da ausência de Padilha no evento.

A medida imposta pelos EUA restringe significativamente os movimentos do ministro, limitando-o a deslocamentos entre seu hotel e a sede da ONU, e a visitas a instalações médicas em caso de emergência. Essas condições foram reveladas após notificação da Missão dos Estados Unidos para as Nações Unidas, em que se menciona a proibição de Padilha participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Ministério aponta que a decisão “viola o Acordo de Sede com a ONU e o direito do Brasil de apresentar as suas propostas no mais importante fórum global de saúde para as Américas”. Destaca-se que, em vez de viajar, Padilha focará em questões internas, como a Medida Provisória do Programa Agora Tem Especialistas no Congresso Nacional.

Recentes tensões também surgiram em agosto, quando o governo Trump cancelou os vistos da esposa e filha do ministro, além de revogar os vistos de dois outros funcionários do governo brasileiro, alegadamente por contribuírem em um esquema relacionado ao programa Mais Médicos, o que foi justificado pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Continuam as atividades da delegação do Ministério da Saúde em Nova York e Washington, reforçadas por compromissos internacionais previstos com blocos como Mercosul e BRICS. O Ministério da Saúde reitera que “não se trata de uma medida de retaliação ao ministro, mas ao que o Brasil representa na luta contra o negacionismo”.

Todas as informações e atualizações podem ser seguidas pelo canal da Agência Brasil no WhatsApp.

(Nota: Imagens incluídas na matéria original não são visíveis no texto acima.)

Padilha decide não participar de reunião na ONU após restrição dos EUA

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Brejetuba após investigação rápida

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Homicídio...

Ricardo Ferraço é homenageado pela Câmara dos Deputados pelo setor de rochas

Vice-Governador Ricardo Ferraço É Homenageado por Contribuições ao Setor...

Barcelona mantém cautela com Raphinha; retorno previsto para duelo contra Girona

Raphinha é desfalque no Barcelona contra o Atlético de...

Flick defende Barcelona e provoca: “Perguntem ao Real Madrid sobre eliminação!”

Hansi Flick defende trajetória do Barcelona na Copa do...

Polícia Civil de ES cumpre prisão preventiva por crime sexual contra criança de 11 anos

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão por...

Tottenham busca Xabi Alonso, e treinador espanhol recusa proposta de imediato!

Tottenham Demite Thomas Frank e Busca Novo Técnico no...

SINE de Anchieta oferece 119 vagas de emprego; procure a Casa do Cidadão!

O SINE de Anchieta está com 119 vagas de...

Banco do Brasil registra R$ 20,68 bilhões de lucro em 2025

Banco do Brasil registra queda significativa no lucro líquido...

Cachoeiro inicia novo ciclo com posse do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Na manhã de terça-feira (11), o Conselho Municipal de...