A Ouvidoria Geral do Município de Cachoeiro de Itapemirim, vinculada à Controladoria Geral do Município (CGM), registrou 17.665 manifestações até o dia 12 de setembro deste ano, revelando um fluxo constante de 125 pedidos diários. Esses relatos variam entre solicitações, reclamações, denúncias, elogios, sugerindo que a população está atenta e participativa nas demandas relacionadas aos serviços públicos.
Após receber uma manifestação, a equipe da Ouvidoria analisa a demanda e a direciona à secretaria municipal responsável. A resposta ao cidadão deve ocorrer em até 30 dias, conforme a Lei Federal nº 13.460/2017, regulamentada pelo Decreto nº 28.903/2019, podendo ser prorrogada por mais 30 dias com justificativa. Casos que exigem análises mais complexas podem atrasar esse prazo, mas, em muitos casos, o atendimento é feito mais rapidamente.
Para tornar o atendimento mais eficiente, a Ouvidoria conta com Ouvidores Setoriais, servidores responsáveis por tratar manifestações dentro das secretarias. Esses profissionais passam por capacitações regulares, garantindo melhores práticas de comunicação e eficiência. Cristiane Ferreira Machado Barbieri, Ouvidora Geral, ressalta a importância da participação popular na identificação de problemas e necessidades da comunidade, permitindo uma administração mais assertiva.
A Ouvidoria Geral funciona no térreo do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães, entre 7h e 17h, de segunda a sexta-feira. As manifestações podem ser registradas nos telefones 156, (28) 3199-1667, e WhatsApp (28) 98814-3357. Além disso, cidadãos têm à disposição o aplicativo Cachoeiro Online, o site cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral e o e-mail ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br para registrar questões a qualquer momento.
Foto: Márcia Leal/PMCI
Ouvidoria Geral de Cachoeiro registra mais de 17 mil manifestações em 2025 – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES