Polícia Civil do Espírito Santo deflagra operação “Lucas 3:14” em conjunto com a Polícia Militar e Ministério Público
Na manhã da última terça-feira (02), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Superintendência de Polícia Regional Serrana (SPRSR), lançou a operação “Lucas 3:14”. A ação, realizada em colaboração com a Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e a Promotoria de Justiça de Ibatiba, teve como objetivo o cumprimento de 10 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Ibatiba, Iúna e Castelo, além de Mutum, no Estado de Minas Gerais.
Contando com a participação de 56 agentes — incluindo equipes da PCES e PMES, apoio operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e suporte aéreo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) — a operação investiga práticas de homicídio qualificado, organização criminosa, pistolagem, fraude processual, falsidade ideológica, ocultação e destruição de provas.
Durante a operação, três homens, com idades de 37, 36 e 49 anos, foram presos por força de mandado de prisão. Além disso, um homem de 44 anos e uma mulher de 46 anos foram detidos em flagrante e encaminhados ao sistema prisional. Outra mulher, de 39 anos, foi presa em flagrante, mas liberada após pagamento de fiança. Uma mulher de 26 anos também foi presa em cumprimento de mandado, assim como quatro policiais militares, cujas idades variam entre 25 e 43 anos.
O superintendente de Polícia Regional Serrana, delegado Alberto Roque Peres, destacou a importância da integração entre as instituições. “O confronto entre quatro policiais militares e dois civis levantou questionamentos sobre as informações registradas no boletim de ocorrência”, afirmou. Isso levou à formação de uma força-tarefa com a Corregedoria da Polícia Militar e o Ministério Público, visando aprofundar as investigações.
A origem da investigação remonta a um confronto entre uma guarnição da PM e ocupantes de um veículo em uma área rural perto da BR-262, em Ibatiba. O delegado Bruno Alves, chefe da Delegacia Regional de Ibatiba, indicou que a análise dos dados levantou inconsistências na versão apresentada inicialmente.
“A partir disso, novas informações levaram à reavaliação da dinâmica dos fatos, evidenciando a necessidade de uma investigação mais abrangente”, declarou Alves. O delegado esclareceu que as medidas adotadas pela polícia não representam um julgamento antecipado dos investigados, enfatizando que a operação busca esclarecimentos sobre a conduta de todos os envolvidos.
O inquérito policial seguirá em andamento para a completa elucidação dos fatos. Após os procedimentos normais, os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A operação “Lucas 3:14” é nomeada em referência à passagem bíblica que enfatiza a integridade e a justiça, destacando a relevância do trabalho conjunto entre as instituições envolvidas na investigação e na manutenção da ordem pública.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Polícia Civil e Militar realizam operação “Lucas 3:14” em Ibatiba, com prisões relacionadas a homicídios e organização criminosa.
Fonte: Polícia Civil-ES.

