24.3 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Operação conjunta interdita canil clandestino e resgata 22 animais em Viana – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaOperação conjunta interdita canil clandestino e resgata 22 animais em Viana - Notícias da Polícia Civil ES

A Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente realizou, nessa quinta-feira (17), operação com a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura de Viana e a CPI dos Maus-tratos, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), com objetivo de combater o crime de maus-tratos animal. Um canil clandestino foi interditado e 22 animais foram resgatados, no bairro Areinha, em Viana. O proprietário de 36 anos foi conduzido.

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Um canil clandestino foi internado e os animais, que estavam em locais inadequados, foram resgatados. O local é investigado por suspeita de usar cães para reprodução e descarte, no caso de quando deixam de ser úteis.

Durante a ação, foram encontrados diversos animais da raça Golden Retriever, de grande valor no mercado, em condições precárias. Foram identificadas sete cadelas adultas e mais dez filhotes.

“No suposto canil, foram encontrados vários filhotes e o local estava lavado. Os vizinhos disseram que os cachorros tinham sido tirados de madrugada, que o homem levava os animais, usava o local e depois tirava os cachorros e limpava tudo, com o intuito de vendê-los”, relatou o titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente, delegado Eduardo Passamani.

Ele acrescentou que o responsável pelo canil, de 36 anos, foi conduzido e autuado por crime ambiental. O homem assinou um termo circunstanciado e foi liberado para responder em liberdade. “Foram coletadas provas de que ele realmente maltratava os animais, podendo ser indiciado por isso e o caso encaminhado para o Ministério Público. A investigação continua para apurar eventual crime de maus tratos”, informou Passamani.

A presidente da CPI dos Maus-tratos da Assembleia Legislativa, deputada Janete de Sá, informou que a equipe já investiga esse canil, tendo em vista que o local foi descoberto em abril.

“Foram encontrados nove cachorros da raça Golden Retriever e outros três cachorros de outra raça. Soubemos que, durante a noite, ele tirou cinco fêmeas, que eram matriz, do local e foi descoberto o local onde os animais estavam. Não iremos admitir esse tipo de crime e nem descansar até colocar todas essas pessoas na cadeia. Maus-tratos contra animais é crime e gera prisão de dois a cinco anos”, disse a deputada Janete de Sá.

Texto:  Adriana Nascimento Amaral – Policial Civil – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas