28 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

Operação Alto Luxo: PCES desarticula organização criminosa especializada em furtos de Hilux no Aeroporto de Vitória – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaOperação Alto Luxo: PCES desarticula organização criminosa especializada em furtos de Hilux no Aeroporto de Vitória - Notícias da Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Furto e Roubo de Veículos (DFRV), deflagrou, na última sexta-feira (11), a Operação Alto Luxo e prendeu quatro integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos de veículos do tipo Toyota Hilux, ocorridos no Aeroporto de Vitória. Três prisões ocorreram nos municípios de Vila Velha e Serra, e uma foi realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), no município de Confins, em Minas Gerais.

De acordo com as investigações, o primeiro furto ocorreu no dia 27 de abril deste ano. Nesse caso, a Polícia Civil verificou que furtos semelhantes ocorriam em aeroportos de outros estados. Com isso, a PCES deu início a um trabalho em parceria com a Polícia Civil de São Paulo (PCSP), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Nas investigações, também foi possível verificar que os furtos ocorriam por meio de uma organização criminosa especialista em roubos de veículos de luxo, principalmente do modelo Toyota Hilux. “Essa é uma operação importante porque estamos tentando evitar esses furtos. As pessoas que deixam seus veículos no estacionamento do Aeroporto e fazem suas viagens ficam, às vezes, dez dias fora e quando retornam não encontram mais o próprio carro”, ressaltou o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda.

O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, delegado Luiz Gustavo Ximenes, informou que a organização criminosa era especializada nesse tipo de roubo. “A organização criminosa tinha uma divisão para cada tarefa: o comando da organização, a parte do financeiro, quem recrutava o responsável por furtar o veículo etc”, frisou.

O delegado informou também que, para realizar os furtos, a organização utilizava acessórios que facilitavam o crime. “Eles usavam um acessório chamado ‘rastre’, que serve para destravar a Hilux e a chave presencial. Com isso, eles trocavam o módulo do carro”, informou Ximenes.

“O modelo Hilux, que funciona com a tecnologia de start stop, com botão, é vendidos em países, como Bolívia, Paraguai e Argentina. Já o modelo que liga com a chave, é adulterado e revendido no mercado internado”, complementou   o delegado.

Ainda segundo o delegado Ximenes, os furtos ocorriam com o auxílio de um comboio. “O veículo era deixado no estacionamento do Aeroporto pela pessoa com viagem programada e que, só fazia o registro do roubo, no momento em que chegava da viagem, criando um tempo grande entre o roubo e o registro para que a polícia pudesse realizar a ação. O responsável pelo furto paga o estacionamento como se fosse deixar o estacionamento com o veículo, que é retirado por meio de um comboio, utilizado também para levar as outras Hilux furtadas”, relatou o delegado Ximenes.

Sete veículos foram furtados no Espírito Santo, 15 em Minas Gerais e 22 no Rio de Janeiro. Uma das alternativas de prevenção contra os furtos que o Aeroporto de Vitória vai implementar será adicionar travas nas rodas dos veículos Toyota Hilux.

Os detidos vão ser autuados pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante concurso de pessoas e mediante fraude.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas