4 de julho de 2025
Cachoeiro de ItapemirimNovas regras para planos de saúde garantem mais agilidade e clareza em...

Novas regras para planos de saúde garantem mais agilidade e clareza em Cachoeiro

Desde 1º de julho, novas regras para o relacionamento entre operadoras e beneficiários de planos de saúde foram implantadas, visando maior agilidade e clareza nas respostas às solicitações dos consumidores. A Resolução Normativa nº 623/2024 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) surge em resposta ao aumento de reclamações a partir de 2019, proporcionando aos beneficiários atendimento mais eficiente e prazos bem definidos.

As operadoras, segundo a nova legislação, são obrigadas a atender diversas demandas com mais transparência. Uma das inovações inclui a avaliação da resolutividade nos canais de atendimento, com a implementação de opções digitais que possam ser acessadas 24 horas por dia. Além disso, a norma garante que o acompanhamento online das solicitações seja possível, diversificando as formas de contato, como por sites e aplicativos.

A comunicação com os beneficiários também foi aprimorada. As operadoras devem divulgar claramente os variados canais de atendimento, incluindo a Ouvidoria, que agora terá um papel ampliado, sendo responsável pelo acompanhamento da resolutividade e reanálise de solicitações negadas. Outro ponto importante das novas regras é a obrigatoriedade de respostas com prazos específicos: casos de urgência e emergência devem ter atenção imediata, enquanto procedimentos de alta complexidade têm até 10 dias úteis para resposta. Já os demais casos devem ser informados em até 5 dias úteis, sempre através de um número de protocolo ao consumidor.

Além disso, a norma estipula que as operadoras precisam informar por escrito as razões de qualquer negativa de cobertura, utilizando uma linguagem clara e acessível, permitindo que o documento seja impresso pelos beneficiários.

O coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Ricardo Fonseca, enfatizou a relevância dessas mudanças, destacando que elas fortalecem a construção de um relacionamento mais saudável entre consumidores e operadoras. “Estamos atentos às novas exigências e prontos para apoiar a população,” afirmou.

Para qualquer dúvida, orientação ou registro de reclamações, o Procon de Cachoeiro está disponível. O atendimento presencial ocorre na Rua Bernardo Horta, nº 204, bairro Guandu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com o telefone (28) 3199-1710 à disposição. Também é possível registrar reclamações online através do site: https://procon.cachoeiro.es.gov.br/ ou pelo aplicativo Cachoeiro Online.

Imagens: (Não foram disponibilizadas informações sobre autoria e créditos das imagens.)

Procon de Cachoeiro orienta sobre novas regras no relacionamento entre operadoras de planos de saúde e consumidores – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Piúma divulga resultado final do Programa Bolsa Atleta Piumense

Prefeitura de Piúma Anuncia Resultado Final do Programa Bolsa...

Cachoeiro registra aumento de 250% em atendimentos na Sala do Empreendedor em 2025

A Sala do Empreendedor de Cachoeiro de Itapemirim, vinculada...

Novas Academias ao Ar Livre em Bairros e Comunidades de Anchieta

A Prefeitura de Anchieta anunciou a instalação de novos...

Polícia Civil e Guarda Municipal Fiscalizam Atividades Pesqueiras na Barra do Jucu

Operação conjunta combate irregularidades na atividade pesqueira em Vila...

Palmeiras e Chelsea: Relembre a emocionante final do Mundial e os artilheiros!

Palmeiras e Chelsea se reencontram no Mundial de ClubesNesta...

Governo do ES destina R$ 512 milhões à proteção social pós-desastre em Mariana

Reunião da 31ª CIT SUAS em Brasília: Pactuação de...

Fiocruz alerta: alta de vírus respiratórios pelo Brasil

Aumento nos Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave Exige...

Polícia Civil prende homem por furto em ação na zona rural de Ibiraçu

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Prisão...
- Advertisement -spot_img