21 de dezembro de 2025
Meio AmbienteNovas áreas de conflitos de mineração são identificadas pela UFF

Novas áreas de conflitos de mineração são identificadas pela UFF

Relatório de Conflitos de Mineração 2024: Mais de um milhão de pessoas afetadas no Brasil

O Relatório de Conflitos de Mineração 2024, elaborado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), aponta que no ano passado, mais de um milhão de pessoas foram impactadas por conflitos relacionados à mineração e questão hídrica em território brasileiro. O estudo, divulgado este mês, revela um alarmante dado: foram registrados, em média, 2,4 conflitos por dia, totalizando 975 ocorrências em 736 localidades, com a única exceção sendo o Distrito Federal. Apesar da redução do número de atingidos — cerca de 50% em comparação ao ano anterior — houve um aumento significativo nas áreas afetadas, com 329 novos locais reportados.

Luiz Jardim Wanderley, professor de Geografia da UFF e coordenador da pesquisa, aponta que a expansão espacial dos conflitos é preocupante. “Mais de 300 conflitos foram identificados em áreas que nunca haviam sido reportadas, o que revela a dificuldade em mapear a totalidade das situações existentes,” destacou. Dos 26 estados com registros, Minas Gerais ficou em primeiro lugar, com 35,2% dos conflitos, seguido por Pará (17,8%), Bahia e Alagoas (6,9%).

Mapeamento de Reações às Violações

O relatório ainda registrou 168 reações diretas a violações no ano de 2024, sendo 73 apenas em Minas Gerais, evidenciando a gravidade da situação no estado. O estudo também trouxe à tona casos extremados de violência, com 32 mortes de trabalhadores registradas, além de ameaças, invasões de terras e outras formas de intimidação. A Vale S.A. e sua subsidiária Samarco foram identificadas como as empresas mais frequentemente envolvidas em conflitos, com 96 casos cada, seguidas pela Braskem e Hydro.

Posicionamento das Mineradoras

Em resposta às questões levantadas, a Vale apresentou uma nota reiterando seu compromisso com a gestão de riscos e o diálogo com as comunidades. De acordo com a mineradora, já foram disponibilizados canais de comunicação e promovidas reuniões de escuta ativa nas áreas afetadas pelos seus projetos. No caso específico de Brumadinho, a Vale mencionou ter executado 81% dos R$ 37,7 bilhões previstos no Acordo de Reparação Integral firmado em 2021.

A Samarco também se manifestou, destacando que assumiu responsabilidade pela reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. A empresa afirmou estar comprometida com a adoção de operações mais seguras e com o monitoramento contínuo das suas atividades.

Ainda assim, Luiz Jardim, coordenador da pesquisa, criticou a contradição das empresas que, enquanto afirmam seguir padrões rigorosos de responsabilidade social e ambiental, continuam a ser responsáveis por altos índices de conflitos e impactos negativos nas comunidades.

Reação da CSN

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) afirmou que não teve acesso prévio ao relatório e que, por isso, não podia se manifestar adequadamente sobre os dados. Em sua defesa, a empresa destacou sua atuação em diversos setores além da mineração e a ênfase em práticas responsáveis de gestão e diálogo com as comunidades.

A pesquisa e suas implicações revelam uma extensa e complexa rede de conflitos que ainda perpassa as operações de mineração no Brasil, demandando atenção e ação efetiva por parte tanto das empresas quanto das autoridades. A Agência Brasil está disponível para divulgar manifestações das demais empresas aludidas na matéria.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Relatório da UFF identifica novas áreas de conflitos de mineração

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil recupera motos furtadas e prende três suspeitos em Linhares

Polícia Civil do ES Recupera Motocicletas Furtadas e Prende...

Corte de incentivos fiscais aprovado: impacto e arrecadação em 2026

Governo Aprova Corte de Incentivos Fiscais para Equilibrar Orçamento...

Gerson troca Zenit por Cruzeiro? Negociações avançam em busca da volta triunfante!

Gerson, do Zenit, vai jogar no Cruzeiro? O meio-campista Gerson,...

Governo do ES amplia Disque Denúncia 181 com atendimento via WhatsApp

Revolução Tecnológica na Segurança Pública Capixaba: Disque Denúncia...

Filme gaúcho “Vento Norte” será exibido em Roterdã 2026

O clássico do cinema gaúcho, "Vento Norte" (1951), dirigido...

Quilombo de Cabo Frio denuncia poluição e anuncia ações do MPF

Despejo Irregular de Esgoto Prejudica Ecosistema do Quilombo Maria...

Polícia Civil conclui investigação sobre homicídio em padaria em Vila Velha

Polícia Civil do Espírito Santo conclui investigação sobre homicídio...

Polícia Civil prende homem por estelionato em vendas de terrenos em Anchieta

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Estelionato em...

Governo do ES lança Conecta Sejus: atendimento virtual para o sistema prisional

Lançamento do Conecta Sejus Facilita Acesso a Informações do...