CulturaNova tarifa dos EUA atinge 3.985 produtos do Brasil

Nova tarifa dos EUA atinge 3.985 produtos do Brasil

A partir desta sexta-feira (24), uma nova tarifa adicional de 12,5%, imposta pelos Estados Unidos, afetará substancialmente as exportações brasileiras. De acordo com informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 3.985 produtos nacionais, que já enfrentavam uma tarifa de 25%, agora serão tributados em 37,5% ao entrarem no mercado estadunidense.

Essa medida atinge US$ 12,4 bilhões em vendas, representando 29,4% do total exportado pelo Brasil para os EUA. Em detalhes, dos 4.060 produtos afetados pela nova normativa, além dos quase 4 mil já sobrecarregados pela tarifa anterior, outros 75 itens, totalizando US$ 1,6 bilhão em exportações, passarão a ser taxados exclusivamente pela nova alíquota de 12,5%.

O impacto é significativo: 48,7% de todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos agora enfrentarão algum tipo de sobretaxa adicional. A justificativa americana para a implementação das tarifas adicionais baseia-se nas conclusões de uma investigação da Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA, que apontou deficiências em vários países, inclusive o Brasil, na proibição eficaz da importação de bens produzidos com trabalho forçado. O governo brasileiro refuta essas alegações, enaltecendo que o país possui legislação avançada e eficiente contra o trabalho forçado em cadeias produtivas, com reconhecido sistema de fiscalização e proteção dos trabalhadores.

A CNI, representada por seu presidente, Ricardo Alban, enfatizou a necessidade de intensificar as negociações entre os países para atenuar as consequências dessa medida sobre a indústria brasileira, promovendo diálogo e construindo soluções em curto prazo com o governo e setores impactados.

Esta decisão dos Estados Unidos faz parte de um cenário mais amplo que incluiu a investigação de 60 parceiros comerciais, resultando em novas tarifas que combinam impactos preexistentes e recém-implementados.

Tarifa de 37,5% atingirá quase 4 mil produtos brasileiros, estima CNI

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Oktober Fest Cachoeiro terá tributo da banda La Família 028 ao Charlie Brown Jr.

O 1º Oktober Fest Cachoeiro promete agitar o feriadão...

Agendas cheias marcam sexta dos presidenciáveis

Na reta final antes do primeiro turno das eleições...

IPCA-15 registra 0,70% em setembro, com alta de 1,10 ponto percentual em relação a agosto.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15...

Mudanças nos locais de votação são anunciadas pela Justiça Eleitoral em Anchieta

A Justiça Eleitoral, através da 17ª Zona Eleitoral do...

Chuva intensa e risco de tempestades nas eleições deste fim de semana

Instabilidade e Chuvas em Todo o Brasil Durante o...

Interdição na antiga Estação Ferroviária para preparação da Oktober Fest em Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim alerta para a...

Piúma celebra Dia Mundial de Limpeza das Praias com mutirão na Ilha do Gambá

Piúma promove Dia Mundial de Limpeza das Praias com...

SINE de Anchieta oferece 13 vagas de emprego; confira e participe!

O SINE de Anchieta está com 13 vagas de...

Piúma tem Prestação de Contas de 2024 aprovada pelo TCE-ES com sucesso

Prefeitura de Piúma tem contas de 2024 aprovadas pelo...