6 de julho de 2025
CulturaMutirão médico realiza mais de mil cirurgias pelo Brasil

Mutirão médico realiza mais de mil cirurgias pelo Brasil

Em uma ação histórica para o Sistema Único de Saúde (SUS), o mutirão “Agora tem Especialistas Dia-E” promovido neste sábado (5) realizou mais de 1,1 mil cirurgias e 10 mil procedimentos médicos em 24 estados do Brasil. O evento ocorreu simultaneamente em 45 hospitais universitários federais, sob gerência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e contou com a colaboração dos ministérios da Saúde e da Educação.

O intuito dessa grande iniciativa é aumentar a capacidade de atendimento do serviço público de saúde e, consequentemente, diminuir a espera por tratamentos especializados. “É o maior e mais diversificado mutirão do SUS já realizado, abrangendo todo o Brasil, de Norte a Sul, em diferentes áreas médicas”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante sua visita ao Hospital Gaffrée e Guinle, administrado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Esta ação não se limita a um evento isolado; ela faz parte de um esforço contínuo para reduzir os tempos de espera na saúde pública. A orientação dada pelo ministro Padilha foi focar principalmente nos pacientes oncológicos. “No câncer, tempo é vida. É crucial realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes, isso pode significar a diferença entre a vida e a morte”, comentou Padilha.

Além do câncer, outras áreas foram priorizadas devido ao grande impacto que têm na população e ao longo tempo de espera que geralmente apresentam, como saúde da mulher, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia. A meta é continuar expandindo os serviços, especialmente em megacidades como o Rio de Janeiro, onde o ministro citou o caso de um paciente que esperava há dez anos por uma cirurgia.

Arthur Chioro, presidente da Ebserh, destacou a importância dos mutirões em acelerar o atendimento desde a consulta inicial até a cirurgia. Informou também que novos mutirões estão planejados para setembro e dezembro deste ano. Os hospitais universitários federais estão orientados a estender os horários de funcionamento, incluindo um terceiro turno e atendimento nos fins de semana.

A secretária de estado de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Mello, também celebrou a parceria entre os ministérios, enfatizando o impacto positivo na redução das filas e no acesso ao sistema de saúde. O mutirão representa um avanço para o SUS, beneficiando a população em todo o país.

Créditos das imagens: Agência Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/).

Mutirão Agora tem Especialistas faz mais de mil cirurgias em todo país

Agência Brasil

Saúde

Top 5

Confira Mais

Endrick pode ser emprestado pelo Real Madrid após sucesso de Gonzalo García!

Real Madrid vê saída de Endrick com bons olhos O...

Cesan apresenta tecnologia de dessalinização na Feira dos Municípios 2025

Cesan Apresenta Iniciativas Inovadoras na Feira dos Municípios 2025 A...

PSG é o grande favorito ao Mundial de Clubes, mas Flu quer surpreender!

PSG É O FAVORITO A VENCER O MUNDIAL DE...

Polícia Civil apreende arma irregular durante operação em São Mateus

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Busca e...

5G completa três anos no Brasil com metas totalmente cumpridas

A tecnologia 5G completa três anos no Brasil, com...

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Cachoeiro de Itapemirim

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem por Tráfico...

Iema e Governo do ES promovem evento para preservar a Uruçu Capixaba

Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Participa...

Polícia Civil prende homem que planejava matar ex-companheira em Muniz Freire

Polícia Civil de Muniz Freire Cumpre Mandado de Prisão...

Rússia avança em criação de sistema de pagamento alternativo ao dólar

Rússia Planeja Criar Sistema de Pagamento Alternativo ao Dólar...
- Advertisement -spot_img