Atendimento Especializado chega a comunidade Kanamari no Amazonas
De 29 de agosto a 7 de setembro, a Aldeia Itacoai, situada no Vale do Javari, no Amazonas, receberá um mutirão de saúde distribuído através do programa Agora Tem Especialistas. O evento se propõe a atender aproximadamente 1.317 indígenas da etnia Kanamari, que estão em situação de isolamento.
Durante a ação, serão realizadas consultas em áreas como oftalmologia, pediatria, ginecologia e infectologia. Além disso, estão programados diversos exames laboratoriais e ultrassonografias. Uma segunda fase do projeto incluirá procedimentos cirúrgicos oftalmológicos e intervenções específicas voltadas à saúde feminina.
Este mutirão representa a terceira edição de uma série focada no atendimento a populações indígenas, uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS). O principal objetivo dessas operações é diminuir o tempo de espera por procedimentos médicos essenciais, garantindo um acesso mais rápido e eficaz à saúde para as comunidades indígenas.
A iniciativa faz parte de um plano mais amplo que inclui cinco mutirões programados entre agosto e novembro deste ano, alcançando territórios indígenas de acesso restrito nos estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso. Somente neste mês, a programação já contabilizou mais de 15.200 atendimentos nas áreas do Alto e Médio Solimões. Os próximos Distritos Sanitários Especiais Indígenas que receberão o projeto são o Xavante, em Mato Grosso, e o Alto Rio Juruá, no Acre.
Indígenas do Vale do Javari serão atendidos por mutirão médico
Saúde