EducaçãoMutirão em Nova Iguaçu promove ações climáticas com a comunidade

Mutirão em Nova Iguaçu promove ações climáticas com a comunidade

Mutirão COP30: Ação Coletiva em Prol da Regeneração da Serra do Vulcão

Em um cenário de crescente preocupação com as mudanças climáticas, um mutirão realizado no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, uniu diversos setores da sociedade para promover a regeneração do Parque Gericinó-Mendanha. No último sábado (16), a ação, que faz parte do projeto Mutirão COP30, mobilizou sociedade civil, setor privado, povos indígenas e jovens em torno de um objetivo comum: restaurar a biodiversidade e enfrentar os desafios impostos pela urbanização e incêndios florestais que afetam a região. Este projeto é apoiado pelo Programa Jovem Campeão Climático (Presidency Youth Climate Champion – PYCC, em inglês) e visa criar um espaço de aprendizado e ação sobre mudanças climáticas.

Durante o mutirão, foram plantadas dezenas de mudas de espécies nativas, uma das iniciativas chave para a recuperação ambiental do local. De acordo com Marcele Oliveira, campeã de Juventude para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o projeto é baseado na valorização das práticas territoriais que protegem a natureza. “Estamos promovendo a regeneração do solo, da vegetação e das mentes das pessoas”, destacou Oliveira, reforçando a importância do envolvimento comunitário em ações climáticas.

Além da plantação de árvores, as atividades do dia incluíram a instalação de sinalizações de trilhas ambientais, contribuindo para a educação sobre a preservação do meio ambiente. Alice Amorim, diretora de Programas da Presidência da COP30, afirmou que o mutirão é uma resposta direta aos desafios de incêndios florestais, mostrando que a solução está na união e na ação concreta para reflorestar e educar as comunidades envolvidas.

Desde 2018, o movimento #ElesQueimamNósPlantamos já promoveu o plantio de mais de 7 mil mudas nativas na Serra do Vulcão, testemunhando o potencial de transformação que iniciativas locais podem ter. “Queremos que a Serra do Vulcão sirva como exemplo nas discussões da COP30, evidenciando que as ações climáticas começam nas comunidades”, disse Lennon Medeiros, diretor executivo da Visão Coop, organizadora da ação em parceria com o Instituto EAE e a Cabana do Vulcão.

O Mutirão Global é um desdobramento dessa iniciativa local, que pretende compilar resultados e métodos de ação climática para compartilhar com tomadores de decisão worldwide. “A transformação deve acontecer no território, para que possamos falar de um impacto global”, concluiu Medeiros, reafirmando o compromisso com a implementação de práticas regenerativas e participativas no contexto das discussões climáticas globais.

As imagens deste evento refletem o vigor da ação coletiva e a conexão entre as comunidades e a preservação ambiental.

Rio: mutirão na Serra do Vulcão promove ações climáticas da periferia

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES abre 2.000 vagas no Programa Jovens Valores com bolsa de até R$ 1.081,51

Abertas as Inscrições para o Programa Jovens Valores Estão abertas...

Roraima decide governador tampão em eleição deste domingo

Roraima retorna às urnas neste domingo (21) para uma...

Colômbia elege neste domingo novo presidente para mandato 2026-2030

Colômbia Se Prepara para Escolha do Novo Presidente em...

Produtores do ES devem atualizar rebanho até 30/06 para evitar multa

Atualização Cadastral de Rebanho em Risco de Inadimplência no...

Polícia Civil resgata cães em situação de crueldade em Vila Velha

Polícia Civil Realiza Operação "Maus-Tratos" e Resgata Cães em...

Alemanha supera Costa do Marfim e avança para a fase eliminatória

Alemanha supera Costa do Marfim em emocionante virada e...

Atenção do Governo do ES para saúde de crianças e idosos no inverno 2026

Início do Inverno de 2026: Atenção redobrada para...

Polícia Civil realiza operação e prende investigada por tráfico em Ibitirama

Polícia Civil realiza operação contra tráfico de drogas em...

Oposição ganha destaque na Câmara de Vitória em meio a mudanças políticas.

Em pouco mais de dois meses desde o início...