A votação para a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro José de Anchieta II, na Serra, tem gerado polêmica. Marcada para o dia 26, o pleito possui três chapas: Jean Bita (Chapa 1), Paulo Ramos (Chapa 2) e Valdeir Carlos (Chapa 3). O local de votação, no entanto, é motivo de discórdia entre os candidatos.
Representantes das chapas 2 e 3 alegam que a Comissão Eleitoral alterou o local escolhido em assembleia geral do dia 19 de setembro, que determinou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira Lessa como o ponto de votação. A mudança para uma igreja na rua Sergipe foi confirmada após um comunicado da Chapa 1, gerando descontentamento.
Um pedido de esclarecimento foi feito à Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), e a coordenadora Adriana Moreira de Jesus enviou a ata da reunião da Comissão Eleitoral, afirmando que a escolha do local não foi concretizada devido a um tumulto. Embora a Fams tivesse inicialmente divulgado a escola como o local de votação, a Comissão a considerou inadequada por pertencer a um bairro vizinho.
Michelle Coelho, presidente da comissão, justificou a mudança com base no Regimento Eleitoral, que permite decisões em casos omissos, e afirmou que o objetivo é escolher um local no bairro para evitar favorecimento. Em contraponto, Lilico Carmo, da Chapa 2, insistiu que a assembleia confirmou a escola como o local de votação e acusou a Chapa 1 de manipulação.
Além das disputas sobre o local, a disputa eleitoral em José de Anchieta II também envolve questões políticas. Jean Bita, da Chapa 1, é assessor do vereador Rafael Estrela do Mar (PSDB), enquanto Paulo Ramos, da Chapa 2, é acompanhado por Lilico Carmo, sua vice, que presidiu a associação por mais de três décadas. A Chapa 3 tem à frente Valdeir Carlos, ex-presidente e assessora do ex-vereador Wanildo Sarnaglia.
O processo eleitoral está em andamento em um bairro com aproximadamente 3,8 mil moradores, onde antigas rivalidades e novas aspirações emergem em cada pleito.
Google Imagens
Fonte: Século Diário