Reserva Extrativista no Rio Formoso Pode Transformar Conservação de Manguezais em Pernambuco
Na luta contínua pela conservação ambiental, comunidades tradicionais e pescadores artesanais do litoral sul de Pernambuco, junto a mais de 50 instituições da sociedade civil, reivindicam a criação da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Formoso. Esta área de 2.240 hectares é reconhecida como o último manguezal não urbano do estado, crucial para a sobrevivência de cerca de 2.300 pescadores dessas regiões.
A iniciativa, que se arrasta por mais de 15 anos, ganhou força com a recém-lançada campanha “Sem Mangue, Sem Beat”, que conta com o apoio de artistas e organizações como a Conservação Internacional. Os organizadores aguardam a adesão da governadora Raquel Lyra, com expectativas de que o pedido seja formalizado ao presidente Lula, coincidindo com o aniversário de 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
A Resex não apenas protegeria o ecossistema, que serve como habitat para espécies como o caranguejo-uçá e a ostra, mas também fortaleceria o turismo comunitário beneficiando diretamente as comunidades quilombolas e pesqueiras. Arlene Maria, liderança local de Sirinhaém, enfatiza a importância cultural e sustentável do mangue em sua vida.
A campanha também vincula a importância dos mangues na mitigação da emergência climática, ressaltando seu papel como armazenador de carbono e proteção natural contra eventos climáticos extremos.
A foto, que ilustra a vastidão e a beleza natural do manguezal em Rio Formoso, é de Flavio Forner, destacando a riqueza ambiental da área proposta para a Resex.
Crédito da foto: Flavio Forner – Manguezal na área do Rio Formoso, no litoral sul de Pernambuco.
Complementarmente, a CI-Brasil e outras organizações envolvidas esperam que a criação da Resex contribua com exemplos tangíveis de gestão ambiental e justiça climática na próxima COP30, ressaltando o papel do Brasil no cenário global de conservação.
Campanha pede criação de reserva para proteger manguezal em Pernambuco
Meio Ambiente