20 de outubro de 2025
InternacionalMoradores de Gaza retornam às suas casas devastadas pela guerra

Moradores de Gaza retornam às suas casas devastadas pela guerra

Cessar-fogo entre Israel e Hamas permite retorno de palestinos a Gaza

Na manhã desta sexta-feira (10), milhares de palestinos começaram a retornar às suas casas em Gaza após a implementação de um cessar-fogo histórico entre Israel e o Hamas, que entrou em vigor ao meio-dia (6h de Brasília). O acordo, mediado internacionalmente, ocorre enquanto as tropas israelenses iniciam uma retirada parcial de várias áreas urbanas do enclave, devastadas por uma das maiores ofensivas da guerra. Este momento traz uma leve esperança de alívio em meio a dois anos de conflito intenso, que resultou na morte de mais de 67 mil palestinos e no sofrimento de centenas de milhares de outros deslocados.

Ismail Zayda, um residente de 40 anos da área de Sheikh Radwan, expressou seu alívio. “Graças a Deus, minha casa ainda está de pé. Mas o lugar está destruído, as casas dos meus vizinhos estão destruídas, bairros inteiros foram destruídos”, relatou. O retorno à Cidade de Gaza, agora marcada por escombros e destruição, representa um passo delicado em meio ao cenário caótico gerado pelos recentes confrontos.

Segundo informações oficiais, o cessar-fogo foi ratificado pelo governo israelense nas primeiras horas desta sexta-feira, criando condições para a suspensão total das hostilidades dentro de 24 horas. O Hamas se comprometeu a libertar 20 reféns israelenses vivos dentro de 72 horas, em troca da liberação de 250 palestinos que cumprem longas penas em prisões israelenses, além de 1.700 outros detidos em Gaza.

Enquanto isso, caminhões com alimentos e ajuda médica estão sendo autorizados a entrar no enclave, trazendo um alívio necessário para os civis que estão abrigados em condições precárias após a destruição de suas residências. Mahdi Saqla, também de 40 anos, comentou sobre a situação: “Ficamos muito felizes com a notícia da trégua, mas é doloroso voltar a um lugar que já não existe. Há dois anos estamos sofrendo, deslocados de um lugar para outro.”

As forças israelenses se retiraram de algumas áreas, como a estrada ao longo da costa do Mediterrâneo, mas mantêm controle de cerca de metade do território de Gaza. Em Khan Younis, testemunhas relataram bombardeios de tanques, indicando que a tensão permanece alta, mesmo com o cessar-fogo em andamento.

A guerra que se intensificou nos últimos dois anos também provocou um impacto significativo nas relações internacionais, desafiando o apoio tradicional dos Estados Unidos a Israel e atraindo a atenção de países como Irã, Iémen e Líbano. O chefe do Hamas em exílio, Khalil Al-Hayya, afirmou ter recebido garantias de que o conflito teria chegado ao fim, enquanto as negociações sobre o destino dos reféns continuam.

Com o destino de muitos ainda incerto, a situação em Gaza reflete não apenas o luto e a destruição, mas também a complexidade das relações na região e os desafios que ainda precisam ser enfrentados para garantir a paz duradoura.

Moradores de Gaza voltam para casas destruídas

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Atletas capixabas levam orgulho do ES ao Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Representantes do Espírito Santo no Campeonato Brasileiro de Taekwondo Seis...

Anchieta abre 80 vagas de emprego em supermercado; confira as oportunidades!

A cidade de Anchieta abre novas oportunidades de trabalho...

Juventus avalia trocar Igor Tudor por Raffaele Palladino em busca de renovo!

Igor Tudor Sob Pressão na Juventus A situação de Igor...

Milan mira Mateo Kovacic do Manchester City: Investida para a próxima temporada!

Milan prepara proposta por Kovacic para a próxima temporada O...

Polícia Civil prende homem e apreende arma em Irupi durante operação na zona rural

Polícia Civil do ES Prende Homem e Apreende Armas...

Luis Enrique defende Chevalier e compara pressão a Donnarumma no PSG!

Luis Enrique rebate críticas a Chevalier O Paris Saint-Germain (PSG)...

Professores readmitidos em salas de leitura após licença médica

Professores Readmitidos Após Licença Médica em Salas de Leitura...

Governador e Ministro Apoiam Nova Fase da Petrobras no Amapá

O Ibama concedeu licença que permite à Petrobras iniciar...

SINE de Anchieta disponibiliza 26 vagas de emprego para novos talentos na cidade

O SINE de Anchieta está oferecendo atualmente 26 vagas...