Ministério da Saúde tranquiliza população em relação ao vírus Nipah
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (30) que o vírus Nipah, apesar de confirmado em dois casos na província de Bengala Ocidental, Índia, possui um baixo potencial para se tornar uma pandemia global e não apresenta riscos à segurança sanitária do Brasil. A posição brasileira é corroborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que também descartou a possibilidade de uma nova crise sanitária global durante coletiva de imprensa.
Oficiais de saúde pública do Brasil informaram que o último caso identificado na Índia foi em 13 de janeiro. A partir desse caso, 198 contatos foram rastreados e monitorados, todos com resultados negativos para o vírus. “A situação está contida e sob controle, sem indicativos de risco para os brasileiros, mantendo o monitoramento alinhado às diretrizes internacionais”, informou o ministério.
No Brasil, o governo sustenta um protocolo rígido de vigilância que inclui a colaboração de instituições de alta relevância como o Instituto Evandro Chagas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), garantindo prontidão e resposta rápida a ameaças de agentes patogênicos elevados.
O vírus Nipah é conhecido por surgimentos frequentes no Sudeste Asiático, descoberto inicialmente em 1999 na Malásia durante um surto entre criadores de porcos. Doutor Benedito Fonseca, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia e professor na USP, explica que a incidência na Índia se deve aos morcegos frugívoros que atuam como reservatórios do vírus. “A chance de uma pandemia é reduzida, dado que não há registros desses morcegos nas Américas e na Europa”, especificou.
Esses morcegos se alimentam de frutas e seivas, também consumidas por humanos e animais domésticos, o que facilita a transmissão do vírus. Há ainda a possibilidade de contágio através de secreções de indivíduos infectados. A OMS e o Ministério da Saúde continuam a monitorar a situação, assegurando a aplicação de medidas preventivas e de controle conforme necessário.
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Internacional

