23 de outubro de 2025
EsportesMercosul lança Rota Turística de Futebol para impulsionar turismo

Mercosul lança Rota Turística de Futebol para impulsionar turismo

Inaugurada a Rota Turística de Futebol do Mercosul na América do Sul

A partir de quarta-feira (22), a América do Sul passou a contar com uma nova atrativa rota de turismo voltada ao universo esportivo: a Rota Turística de Futebol do Mercosul. A iniciativa foi lançada pelo Brasil, atualmente responsável pela presidência do bloco econômico, e tem como objetivo integrar e promover os principais estádios e museus de futebol dos países membros, incluindo Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. A Rota busca valorizar a rica cultura futebolística da região e estimular o turismo através dessa paixão compartilhada, segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O projeto contará inicialmente com uma seleção de estádios e museus emblemáticos, como o Allianz Parque, o Maracanã e o Museu do Futebol, entre outros. Além do Brasil, os visitantes poderão explorar locais icônicos na Argentina, como La Bombonera e o Estádio Centenario no Uruguai, reforçando a ideia de um turismo integrado em torno do futebol. O ministro do Esporte, André Fufuca, enfatizou que esta rota é uma forma de destacar a identidade cultural da América do Sul, posicionando o futebol como um elemento central na história e na cultura dos países membros do Mercosul.

Os critérios de seleção para os locais incluídos na Rota envolvem sua relevância histórica, a oferta de visitas guiadas, a presença de museus e a infraestrutura necessária para receber turistas. Segundo o Ministério do Turismo, os locais selecionados devem ter significância simbólica, atratividade turística e capacidade de acolhimento.

Este ano, cidades brasileiras que fazem parte da Rota já receberam mais de 3 milhões de turistas provenientes dos países da região, demonstrando o potencial desse mercado. Além disso, quatro dos estádios incluídos na Rota serão palco de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, que ocorrerá pela primeira vez na América Latina em 2027, atraindo ainda mais visitantes para o Brasil entre 24 de junho e 25 de julho do mesmo ano.

A Rota Turística de Futebol do Mercosul é uma proposta que promete não apenas fortalecer a marca “Visit South America”, mas também gerar oportunidades de desenvolvimento econômico enquanto celebra a paixão pelo futebol em toda a América do Sul.

Mercosul ganha Rota Turística de Futebol

Fonte: Agencia Brasil.

Esportes

spot_img

Top 5

Confira Mais

Procon Cachoeiro implementa agendamento online para atendimento presencial fácil e rápido

Consumidores de Cachoeiro de Itapemirim agora podem contar com...

PCES conclui investigação de homicídio ligado ao tráfico em Vila Velha

Polícia Civil do ES conclui investigação de homicídio em...

Milan busca fortalecer defesa com o zagueiro José María Giménez do Atlético de Madrid

Milan mira José María Giménez para reforçar a defesa O...

Marataízes Lança Gabinete de Gestão Integrada para Segurança Municipal

Marataízes Implanta o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)...

Festival de Cinema Independente Anima Duque de Caxias

A 5ª edição do Festival Mate com Angu de...

Cachoeiro promove encontro para conscientização sobre o câncer de mama no Outubro Rosa

Em homenagem ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de...

Marataízes debate atendimento a crianças vítimas de violência

Encontro em Marataízes Alinha Fluxo de Atendimento Intersetorial para...

Nova lei dos estrangeiros em Portugal impacta brasileiros residentes.

Novas regras de imigração em Portugal: Impactos para brasileiros As...

Inscrições abertas para Oficinas de Canto em Piúma: venha aprimorar sua voz!

Prefeitura de Piúma lança inscrições para Oficinas de Canto A...