Expectativas sobre a Inflação em 2025 São Revisadas para Baixo, Mas Atingem Teto da Meta Estabelecida pelo Banco Central
O mercado financeiro brasileiro continua a mostrar uma desaceleração nas expectativas de inflação, conforme revelado no último Boletim Focus, publicado nesta segunda-feira (6) pelo Banco Central (BC). Pela segunda semana consecutiva, a projeção de inflação para 2025 foi ajustada de 4,81% para 4,80%, embora ainda permaneça acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), fixada em 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. Essa revisão para uma inflação mais baixa é um reflexo das condições econômicas atuais e das incertezas que permeiam o cenário. Nos últimos quatro semanas, a expectativa do mercado principalmente para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também passou de 4,85% para a atual projeção.
Para os anos seguintes, o mercado financeiro antecipa uma diminuição da inflação, estimando 4,28% para 2026 e 3,90% para 2027. As expectativas são influenciadas por dados recentes que mostraram uma prévia da inflação oficial de setembro em 0,48%, um resultado impactado principalmente pelo aumento no custo da energia elétrica. No acumulado de 12 meses, o IPCA-15, que traz um entendimento sobre a inflação, registra 5,32%, enquanto os preços dos alimentos têm apresentado uma queda contínua, influenciando positivamente essas projeções inflacionárias.
O controle da inflação é uma das principais prioridades do Banco Central, que utiliza a taxa Selic como um de seus instrumentos mais significativos. Atualmente, a taxa básica de juros está fixada em 15% ao ano, a expectativa é de que essa taxa permaneça neste patamar por um período prolongado para garantir a estabilidade dos preços. O mercado também prevê que a Selic poderá ser reduzida para 12,25% e 10,50% em 2026 e 2027, respectivamente.
Além disso, o Boletim Focus projeta um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,16% para 2025, com as mesmas estimativas mantidas para 2026 e 2027. Em relação ao câmbio, a expectativa é que o dólar feche 2025 cotado a R$ 5,45, uma leve queda em relação à projeção anterior de R$ 5,48.
Os dados do Boletim Focus são uma importante ferramenta para entender a dinâmica econômica do Brasil, refletindo tanto as expectativas de instituições financeiras quanto as medidas que o governo pode adotar para alcançar suas metas econômicas. As informações contidas no boletim servem como indicador para investimentos, políticas monetárias e orientações para o público em geral.
Fonte: Agência Brasil
Image source: Agência Brasil
Mercado financeiro reduz previsão de inflação para 4,8%
Fonte: Agencia Brasil.
Economia

